A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM GOIÁS REVELADA POR DOCUMENTOS E PELA MEMÓRIA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS
Resumo
Esta pesquisa está sendo desenvolvida no Centro Memória Viva (CMV): Documentação e referência em EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás – Seduce/GO, desde o ano de 2011. Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica sobre a história e memória da EJA, em Goiás, no período de 1973 até 2012, partindo principalmente dos documentos acessados em um depósito da secretaria e no Departamento de Expedição de Certificados, onde estão armazenadas mais de 300.000 (trezentas mil) fichas cadastrais dos jovens e adultos que demandaram participar dos Exames Supletivos, desde 1973, no Estado. Os documentos acessados, para produzir as reflexões deste artigo, foram fichas de requerimento de inscrição nos Exames Supletivos, com os respectivos cadastros dos sujeitos que procuravam certificação através destes exames e as resoluções que tratam da oferta de EJA na rede estadual de ensino. O contexto da Educação de Jovens e Adultos no Estado de Goiás, identificado na pesquisa, revelou um descaso com o registro da história dessa modalidade de ensino, sobretudo, quando se trata dos períodos que antecederam à década de 1990. O levantamento dos dados e organização das fontes documentais tem contribuído para melhor compreendermos o que, de fato, se fez e faz em Goiás na EJA. Dentre os resultados alcançados destacamos também a disponibilização dos documentos encontrados em ambiente virtual a partir do Banco de Dados do CMV para auxílio em futuras pesquisas, bem como as publicações e apresentações das pesquisas em eventos científicos da área da educação, ressaltando o valor da pesquisa documental e historiográfica para esta área.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).