MARTIN LUTHER KING: FÉ EVANGÉLICA E A AÇÃO POLÍTICA NA OBRA CINEMATOGRÁFICA SELMA: UMA LUTA PELA LIBERDADE – 2014.
Resumo
Martin Luther King Jr. foi um pastor norte americano, que lutou pelos direitos civis dos negros e pastoreava a Igreja Batista da Avenida Dexter, em Montgomery, no estado do Alabama, nos Estados Unidos da América nomeado como pastor da igreja em 1954. Suas atuações na luta pela garantia dos direitos dos negros foram tão expressivas que lhe resultou no Prêmio Nobel da Paz concedido em 1964, pois em suas manifestações sempre exaltava o pacifismo, sendo que em várias oportunidades ele e os manifestantes que liderava apanhavam diante da repressão dos brancos. O filme a ser analisado, Sema: Uma luta pela liberdade (2014) dirigido por Ava DuVernay, que foi a primeira diretora negra a ser indicada para o globo de ouro, demonstra uma parte da vida deste ícone da resistência pacífica ocorrido na cidade de Selma no estado do Alabama nos Estados Unidos, que luta pelo direito ao voto da população negra, sendo de grande relevância as cenas que mostram a resistência pacífica do grupo ativista negro. Nosso intento é articular a resistência pacífica de Luther King baseado em princípios cristãos protestantes, ou seja, na fé evangélica, aliado à ação política de King, dialogando entre a construção histórica do filme e o cinema como ferramenta de propagação cultural.Downloads
Publicado
2017-02-08
Edição
Seção
ST1: Diálogos contemporâneos: História, fotografia e cinema
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).