POR UMA HISTÓRIA ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA: UM ESTUDO SOBRE O FOTÓGRAFO HENRI CARTIER-BRESSON NAS DÉCADAS DE 1930 E 1990

Autores

  • Krysia Ribeiro Freitas UFG

Resumo

O presente texto tem como tema geral o uso da fotografia como fonte no trabalho histórico. Assim, elegeu-se enquanto objeto de pesquisa as obras do fotógrafo Henri Cartier-Bresson das décadas de 1930 e 1990 procurando perceber as mudanças e permanências no seu longo período de atuação. Deste modo, a primeira década tratam-se de fotografias tiradas no início da sua carreira seguindo registros de pessoas também jovens enquanto que no segundo momento, seguem fotografias de pessoas velhas. A partir desta leitura, emergiu-se a hipótese de que o fotógrafo talvez tenha tido a intenção de registrar sua própria geração na sua obra. Para desenvolver o objeto geral recorreu-se ao estudo em si deste meio de expressão tanto em seu processo histórico quanto atrelada a história do documento fotográfico incluindo seu uso em diferentes ramos do conhecimento. Discussão esta fundamentada principalmente nas leituras do fotógrafo e historiador Boris Kossoy ressaltando o processo de produção da fotografia associado ao objeto, de Ana Maria Mauad destacando que a fotografia deve ser encarada enquanto imagem/documento e imagem/monumento e de Andre Rouillé buscando pensar sobre quais circunstâncias se da a afirmação da fotografia no interior da arte contemporânea. Na abordagem do objeto específico volta-se a discussão acerca do conceito de velhice expressos em Nobert Elias e Ecléa Bosi, bem como na relação sujeito-objeto promovida pela fotografia conforme as leituras de Walter Benjamin e Roland Barthes e identificadas na forma do “instante decisivo” na obra de Henri Cartier-Bresson. 

Biografia do Autor

  • Krysia Ribeiro Freitas, UFG
    Mestranda em História - UFG

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

ST1: Diálogos contemporâneos: História, fotografia e cinema