EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS
Palavras-chave:
Educação. Políticas Públicas. Formação Continuada Docente. Desafios.Resumo
Este estudo objetiva refletir sobre as transformações ocorridas no sistema educacional, a partir do tema Educação e políticas públicas de formação docente: características e desafios. A proposta é uma revisão de literatura, que busca refletir como as estruturas pedagógicas, se delineiam nos séculos XX e XXI. O estudo, portanto, bibliográfico repensa as alterações políticas, econômico e educacional que influenciaram diretamente as práticas formativas. Buscou-se assim compreender a educação e a formação docente a partir das políticas públicas, na pós-graduação. Pensar esta, tendo como enfoque as variações ocorridas, ao longo dos últimos anos. Período cujos debates sobre a educação brasileira, corroboraram com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Lei 9394/96. A, proposta é pensar como as políticas públicas de educação tem avaliado a formação continuada docente, as características e desafios deste setor. O estudo aponta que embora tenham ocorrido avanços nos debates sobre a formação continuada, ainda encontramos barreiras, vez que as políticas públicas dessa área são limitadas, restringindo os programas de pós-graduação, principalmente o Stricto Sensu, a um número mínimo de professores. Em geral pela área dos cursos disponibilizados e condições de trabalho do professor, que não estimulam o mesmo a investir em sua qualificação.Downloads
Publicado
2018-04-10
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - JORNADA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO