PIBID 2014 - LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – UNUCET
Palavras-chave:
Matemática. Aprendizagem. Oficinas.Resumo
O resumo dissertado a seguir mostra o trabalho dos alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Matemática da UnUCET e o resultado das atividades desenvolvidas pelos mesmos no Colégio Estadual Vírginio Santillo, e no Colégio Estadual Zeca Batista, ambos situados na cidade de Anápolis- GO, com objetivo de relatar trocas de experiências com outros participantes desse mesmo projeto. Com base nas observações feitas nos dois colégios, foram realizadas diversas oficinas relacionadas à disciplina de matemática nas turmas de Ensino Fundamental e Médio, com alunos das mais variadas idades com o intuito de provocarem os mesmos despertando assim o gosto pela matemática. Em relação à oficina de reforço, tivemos como principal objetivo restaurar as possíveis lacunas encontradas no processo de ensino-aprendizagem da matemática, onde realizamos atividades lúdicas diferenciadas, esperando obter resultados positivos, resgatando assim a aprendizagem e motivação perdida durante todo o processo escolar vivenciado pelos alunos participantes desse reforço. Ressalta-se também a importância dos seminários para estudos de textos e produção científica, que são importantes para subsidiar a formação integral do licenciando, ou seja, dos bolsistas participantes. É importante também ressaltar o acompanhamento dos professores que é essencial para nos orientar sobre a realidade escolar atual e nos ajudar em planejamento de atividades que serão desenvolvidas nas escolas. E por fim, a oficina dematemática financeira, que tem como foco principal ajudar os jovens a manter sua vida financeira organizada, sendo proporcionado a eles, aprender a usar de forma adequada o dinheiro. Detectamos dificuldade no aprendizado dos alunos das escolas, e isso possivelmente é ocasionada por diversos fatores, que vão desde a indisciplina e falta de motivação dos alunos até o descontentamento dos professores com as condições de trabalho. Através das atividades já realizadas foi possível verificar que o PIBID pode contribuir tanto para a formação de nós licenciandos quanto para os alunos das escolas envolvidas.PALAVRAS-CHAVE: Matemática. Aprendizagem. Oficinas.
Downloads
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA