PIBID 2014 - LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – UNUCET

Autores

  • Alyson Fernandes de OLIVEIRA UnUCET
  • Isaías Santos SILVA UnUCET
  • Juliana PEREIRA UnUCET
  • Maysa de Fátima MOREIRA UnUCET
  • Thaíssa Almeida SILVA UnUCET
  • Ana Paula A. S. MAGALHÃES UnUCET
  • Rosalina Mª L. L. NASCIMENTO UnUCET

Palavras-chave:

Matemática. Aprendizagem. Oficinas.

Resumo

O resumo dissertado a seguir mostra o trabalho dos alunos do  Programa  Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Matemática da UnUCET e o  resultado das atividades desenvolvidas pelos mesmos no Colégio Estadual Vírginio Santillo,  e no Colégio Estadual Zeca Batista,  ambos situados  na  cidade  de Anápolis- GO,  com  objetivo  de  relatar  trocas  de  experiências  com  outros participantes  desse  mesmo  projeto.  Com  base  nas  observações feitas  nos  dois  colégios,  foram realizadas  diversas  oficinas  relacionadas  à  disciplina  de  matemática  nas  turmas  de  Ensino Fundamental  e  Médio,  com  alunos  das  mais  variadas  idades  com  o  intuito  de  provocarem  os mesmos despertando assim o gosto pela matemática. Em relação à oficina de reforço, tivemos como principal objetivo  restaurar as possíveis  lacunas encontradas no processo de ensino-aprendizagem da  matemática,  onde  realizamos atividades  lúdicas  diferenciadas,  esperando  obter  resultados positivos,  resgatando  assim  a  aprendizagem  e motivação perdida durante  todo o processo  escolar vivenciado  pelos  alunos  participantes  desse  reforço.  Ressalta-se também  a  importância  dos seminários  para  estudos  de  textos  e  produção  científica,  que  são  importantes  para  subsidiar  a formação  integral  do  licenciando,  ou  seja,  dos  bolsistas  participantes.  É  importante  também ressaltar  o  acompanhamento  dos  professores  que  é  essencial  para  nos  orientar  sobre  a  realidade escolar atual e nos ajudar em planejamento de atividades que serão desenvolvidas nas escolas. E por fim, a oficina dematemática financeira, que tem como foco principal ajudar os jovens a manter sua vida  financeira  organizada,  sendo  proporcionado  a  eles,  aprender  a  usar  de  forma  adequada  o dinheiro. Detectamos  dificuldade  no  aprendizado  dos alunos  das  escolas,  e  isso  possivelmente  é ocasionada por diversos fatores, que vão desde a indisciplina e falta de motivação dos alunos até o descontentamento  dos  professores  com  as  condições  de  trabalho.  Através  das atividades  já realizadas  foi  possível  verificar  que  o  PIBID  pode  contribuir  tanto  para  a  formação  de  nós licenciandos quanto para os alunos das escolas envolvidas.
 
PALAVRAS-CHAVE: Matemática. Aprendizagem. Oficinas.

Biografia do Autor

  • Alyson Fernandes de OLIVEIRA, UnUCET
    Bolsistas do PIBID – UnUCET
  • Isaías Santos SILVA, UnUCET
    Bolsistas do PIBID – UnUCET
  • Juliana PEREIRA, UnUCET
    Bolsistas do PIBID – UnUCET
  • Maysa de Fátima MOREIRA, UnUCET
    Bolsistas do PIBID – UnUCET
  • Thaíssa Almeida SILVA, UnUCET
    Bolsistas do PIBID – UnUCET
  • Ana Paula A. S. MAGALHÃES, UnUCET
    Coordenadora PIBID – Matemática – UnUCET
  • Rosalina Mª L. L. NASCIMENTO, UnUCET
    Coordenadora PIBID – Matemática – UnUCET

Downloads

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA