A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENFOQUE CTSA NAS PROPOSTAS DO PIBID- QUÍMICA LICENCIATURA DA UEG DE ANÁPOLIS

Autores

  • Andressa Gabrielle Santos Silva Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás
  • Anderson Martins Gonzaga Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás
  • Anielle Fernandes Bernardes Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás
  • Anna Kelly da Costa Diniz Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás
  • Maria Francielly Gomides Silva Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás
  • Adriana Ferreira Lima Colégio Estadual Virgínio Santillo, Anápolis, Goiás.
  • Nília Oliveira Lacerda Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás.
  • Valmir Jacinto da Silva Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás.

Palavras-chave:

Mostra Científica. Interdisciplinaridade. Enfoque CTSA.

Resumo

A interdisciplinaridade pode ser conceituada como um conjunto de atitudes que subsidie as inter-relações entre diferentes áreas do conhecimento, de modo a romper com a fragmentação das disciplinas. Assim, pode-se  promover a amplitude de conceitos e de fenômenos, emergindo a problematização que permitirá aos alunos maior envolvimento e participação nas aulas. O ensino interdisciplinar pode ser trabalhado de diferentes maneiras na escola, mas ele se tornará realmente interdisciplinar quando houver o envolvimento real dos professores envolvidos. Uma das formas de facilitar esse envolvimento é o trabalho com projetos, pois em um projeto podemos realizar a problematização, a interação, a experiência direta dos professores e alunos para a utilização de conhecimentos científicos e as relações com os conhecimentos históricos, culturais e os valores humanos (BRASIL, 2006). Nesta prerrogativa, o enfoque CTSA se faz pertinente, pois objetivo principal da educação numa abordagem CTSA é o de possibilitar o conhecimento científico para os estudantes, auxiliando-os a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões responsáveis, no que tange aos aspectos sobre ciência e tecnologia na sociedade (SANTOS E SCHNETZLER, 2000). Assim sendo, a interdisciplinaridade e a contextualização aliadas ao enfoque CTSA constituem possibilidades complementares, que contribuem para que o aluno compreenda a realidade como um sistema complexo. Neste contexto, nossa proposta é elaborar e planejar uma Mostra Científica Interdisciplinar no Colégio Estadual Virgínio Santillo-Anápolis-Goiás, envolvendo  todas as áreas do conhecimento, sendo todos os professores e alunos do Ensino Médio com o objetivo de favorecer um ensino significativo e um trabalho interdisciplinar com enfoque CTSA, contemplando assim os objetivos principais do projeto inicial do PIBID Química Licenciatura-UEG-Anápolis, e fortalecendo o envolvimento de nossos bolsistas com as atividades desenvolvidas no colégio.  As conhecidas como Feira de Ciências, iremos usar a denominação de Mostra,  são eventos em que os alunos são responsáveis pela comunicação de projetos planejados e executados por eles durante o ano letivo.  Pretendemos envolver  durante todo o ano letivo  os bolsistas nas orientações, organizações e mediação em um trabalho investigativo e problematizador.  Para que isso aconteça será necessário que  os alunos  se disponham a realizar  estudos  e investigações,  busquem  informações, reúnam dados e os interpretem, sistematizando-os para comunicá-los a outros, ou então  construindo algum artefato tecnológico. Essa vivência proporcionará uma precoce  iniciação científica, buscando soluções técnicas e metodológicas para problemas que se empenham em resolver.   A realização de Mostras Científicas  traz vários  benefícios, de acordo com Mancuso (2000) e Lima (2008)  algumas dessas mudanças são: O crescimento pessoal, a ampliação dos conhecimentos, mudanças de hábitos e atitudes, o desenvolvimento da criticidade, aumento do envolvimento,  interesse e da criatividade. A participação em Feiras de Ciências é, portanto, a culminação de um processo de estudo, investigação e produção que tem por objetivo a educação científica dos estudantes. Segundo Gonçalves (2008), não podemos deixar de enfatizar que as Mostras Científicas precisam ser  a culminação de um trabalho escolar realizando ao longo do ano letivo e não a realização de uma atividade extemporânea, realizada apenas para que um evento dessa natureza aconteça na escola.   

PALAVRAS-CHAVE: Mostra Científica. Interdisciplinaridade. Enfoque CTSA. 

Biografia do Autor

  • Andressa Gabrielle Santos Silva, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás
    Graduanda do curso de Química Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás
  • Anderson Martins Gonzaga, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás
    Graduando do curso de Química Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás
  • Anielle Fernandes Bernardes, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás
    Graduanda do curso de Química Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás
  • Anna Kelly da Costa Diniz, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás
    Graduanda do curso de Química Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás
  • Maria Francielly Gomides Silva, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás
    Graduanda do curso de Química Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás
  • Adriana Ferreira Lima, Colégio Estadual Virgínio Santillo, Anápolis, Goiás.
    Professora Supervisora do PIBID do Colégio Estadual Virgínio Santillo, Anápolis, Goiás.
  • Nília Oliveira Lacerda, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás.
    Docente do curso de Química Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás. 
  • Valmir Jacinto da Silva, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás.
    Docente do curso de Química Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás. 

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Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA