Avaliação da aplicabilidade do georadar-GPR no modal ferroviário, com estudo em um trecho da ferrovia Norte-Sul, Anápolis-GO
Palavras-chave:
GPR. Ferroviário. Via.Resumo
O georadar (GPR – Ground Penetrating Radar) é um método de radar de penetração no solo consiste em obter uma imagem de alta resolução da subsuperfície, através da transmissão e reflexão de ondas de rádio de alta frequência (10 MHz – 2,5 GHz), visando localizar alvos no subsolo. Fazendo referência ao modal ferroviário, o método do GPR possui várias aplicações, dentre elas: estudo do comportamento das várias camadas que compõe a base de sustentação da malha ferroviária, em relação a presença ou acúmulo de umidade, a contaminação e a variação da espessura; detecção/identificação rápida e contínua, sem interrupções de tráfego, com a anulação de processos de degradação da via permanente; priorização racional e sistemática dos problemas da via, em função da gravidade de suas incidências. Este trabalho tem o objetivo de avaliar a aplicação do GPR em um pavimento ferroviário: trecho da ferrovia Norte-Sul, situada no munícipio de AnápolisGO. Na aquisição de dados, realizado em 240 metros de via férrea, usou-se um sistema de GPR acoplado a uma antena blindada de 900MHz.Downloads
Publicado
2017-03-28
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PAINEL - INICIAÇÃO CIENTÍFICA - ENGENHARIAS