PIBID DE MATEMÁTICA: a intencionalidade do professor na organização do ensino de matemática da 2ª fase do ensino fundamental

Autores

  • Maria Marta da Silva UEG, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
  • Angélica Paula Costa Santos UEG-Campus de Quirinópolis
  • Charles Custódio da Silva UEG-Campus de Quirinópolis
  • Jadson Chagas da SIlva UEG-Campus de Quirinópolis
  • Sarah Cristina Maria Silva UEG-Campus de Quirinópolis
  • Sarah Letícia Silva Machado UEG-Campus de Quirinópolis
  • Vanessa Rosa Rodrigues Andrade UEG-Campus de Quirinópolis

Resumo

O referente trabalho discute possibilidades e apresenta algumas reflexões acerca da aprendizagem da docência e do ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental a partir da proposta teórico-metodológica apresentada por Moura (1996), a Atividade Orientadora de Ensino – AOE, elaborada a partir dos pressupostos teóricos de Leontiev (1978), Vygotsky (1989) e Davidov (1988). Com base neste referencial teórico e metodológico e com a preocupação voltada à aprendizagem da docência e ao ensino de matemática, analisamos o planejamento e desenvolvimento de um Conjunto de Atividades de Ensino Planejadas Intencionalmente, o que doravante chamaremos de CAEPI (SILVA, 2014). O mesmo possui a estrutura teórica-metodológica da AOE. O referido CAEPI foi desenvolvido pelo PIBID-Sub Projeto de Matemática, e desenvolvido na Escola Municipal Professora Zelsani, escola-parceira desse Subprojeto.

Biografia do Autor

  • Maria Marta da Silva, UEG, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
    Coordenadora de Área do Subprojeto PIBID de Matemática
  • Angélica Paula Costa Santos, UEG-Campus de Quirinópolis
    Bolsistas do Subprojeto PIBID de Matemática
  • Charles Custódio da Silva, UEG-Campus de Quirinópolis
    Bolsistas do Subprojeto PIBID de Matemática
  • Jadson Chagas da SIlva, UEG-Campus de Quirinópolis
    Bolsistas do Subprojeto PIBID de Matemática
  • Sarah Cristina Maria Silva, UEG-Campus de Quirinópolis
    Bolsistas do Subprojeto PIBID de Matemática
  • Sarah Letícia Silva Machado, UEG-Campus de Quirinópolis
    Bolsistas do Subprojeto PIBID de Matemática
  • Vanessa Rosa Rodrigues Andrade, UEG-Campus de Quirinópolis
    Bolsistas do Subprojeto PIBID de Matemática

Downloads

Publicado

2017-08-14

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - APRESENTAÇÃO ORAL - PRÓ-LICENCIATURA - CET, CH e LLA