EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Ana Claudia Vaz Araújo Câmpus Formosa (UEG)
  • Priscilla dos Anjos Wanderley Acadêmicos do curso de Geografia
  • João Gabriel Gomes Câmpus Formosa (UEG)
  • Gleicon Queiroz de Brito Câmpus Formosa (UEG)
  • Lauriene Ferreira dos Reis Câmpus Formosa (UEG)
  • Ivani Marisa Cayser
  • Átila Araujo

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Docência, Geografia.

Resumo

A educação ambiental (AE) visa a busca de iniciativas para soluções de problemas que assolam o contexto socioambiental vivenciado na atualidade, tendo como base estudos relacionados a sociedade/natureza. Pensar a EA é refletir em formas de conscientização, valores sociais e atitudinais voltadas ao ser humano como pertencente do meio ambiente. Assim, este projeto tem por objetivo a troca de saberes sobre a temática “Educação Ambiental para alunos no Ensino Fundamental II no Colégio Estadual Professor Claudiano Rocha”, para a ampliação do debate,
reflexão e conscientização acerca da EA. Nesse sentido, as mudanças se fazem a partir de pequenas ações, no qual a junção entre o ensino de Geografia e a EA é uma significativa ação a trabalhar em prol da mudança de paradigmas relacionados ao meio ambiente. A escola enquanto instituição social deve se preocupar com a formação de cidadãos conscientes através de um ensino ativo e participativo. O projeto foi realizado baseado nos procedimentos metodológicos característicos da pesquisa bibliográfica e exploratória e de abordagem quali-quantitativa dos resultados alcançados. Assim, realizamos os seguintes passos: levantamento de referencial teórico referente a temática, levantamento das condições físicas do ambiente escolar, conscientização da comunidade escolar sobre a conservação do ambiente local, seleção de materiais especializados que forneceram subsídios para o desenvolvimento das atividades do projeto, atividades práticas em consonância com as aulas de Geografia, aulas de campo, montagem de um panfleto sobre as atividades realizadas e a sensibilização da conservação do meio ambiente. Os resultados alcançados faz parte de uma árdua dedicação de todos os participantes: alunos, acadêmicos e professores que tiveram a oportunidade de ampliar sua conscientização acerca da EA. Resultados atingidos: conscientização dos alunos acerca da importância de preservar o ambiente escolar em todos os seus âmbitos, maior interesse dos alunos a disciplina de Geografia ministrada em sala de aula, um maior interesse dos discentes em relação às aulas de campo a junção entre teoria/prática.

Biografia do Autor

  • Ana Claudia Vaz Araújo, Câmpus Formosa (UEG)
    Acadêmicos do curso de Geografia
  • Priscilla dos Anjos Wanderley, Acadêmicos do curso de Geografia
    Câmpus Formosa (UEG)
  • João Gabriel Gomes, Câmpus Formosa (UEG)
    Acadêmicos do curso de Geografia
  • Gleicon Queiroz de Brito, Câmpus Formosa (UEG)
    Acadêmicos do curso de Geografia
  • Lauriene Ferreira dos Reis, Câmpus Formosa (UEG)
    Acadêmicos do curso de Geografia
  • Ivani Marisa Cayser
    Professora supervisora do PIBID
  • Átila Araujo
    Professor orientador do PIBID

Downloads

Publicado

2017-09-06

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES