O CERNE DA TEORIA DA HISTÓRIA E DA DIDÁTICA: o problema.
Palavras-chave:
Didática, Consciência histórica e Teoria da históriaResumo
O drama do conhecimento histórico perpassa pela relação entre a teoria da história e a didática. Na medida em que uma concepção estreita de ciência for difundida, e identificada exclusivamente como procedimentos adotados pela pesquisa e os saberes produzidos por ela, o que está fora deste círculo de mentalidade são de certa forma “banidos da ciência”. Em outras palavras, é importante compreender que a didática tem sido vista como meio de transporte dos saberes científicos para os setores não científicos, o que implica a consciência das simplificações que são feitas em sala de aula, sendo os didáticos transportadores encarregados de oferecer ao cliente (aluno) o produto cientifico. Sendo assim, a geração de problemas históricos a partir das carências de orientação como nos mostra Jörn Rüsen, ou a formatação da historiografia para o público específico, e também a prática do saber histórico se encontram à parte do conhecimento cientifico porque são encarados como efeitos surtidos sobre a produção desse saber. Deste modo a didática foi eximida da responsabilidade científica.Downloads
Publicado
2017-09-06
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Graduação - APRESENTAÇÃO ORAL - PRÓ-LICENCIATURA - CET, CH e LLA