O CERNE DA TEORIA DA HISTÓRIA E DA DIDÁTICA: o problema.

Autores

  • Andrêssa Barbosa da Silva Universidade Estadual de Goiás, Formosa.
  • Francisco Jhonnatar Moreira das Chagas Universidade Estadual de Goiás, Formosa
  • Jadson da Costa Lima Universidade Estadual de Goiás, Formosa
  • Higor Lucas da Rocha Alencar Universidade Estadual de Goiás, Formosa
  • Naomi Magalhães Maubrigades Universidade Estadual de Goiás, Formosa
  • Murillo Dourado Lopes da Silva Universidade Estadual de Goiás, Formosa
  • Juliano de Almeida Pirajá unidade Formosa - Go e coordenador do PIBID

Palavras-chave:

Didática, Consciência histórica e Teoria da história

Resumo

O drama do conhecimento histórico perpassa pela relação entre a teoria da história e a didática. Na medida em que uma concepção estreita de ciência for difundida, e identificada exclusivamente como procedimentos adotados pela pesquisa e os saberes produzidos por ela, o que está fora deste círculo de mentalidade são de certa forma “banidos da ciência”. Em outras palavras, é importante compreender que a didática tem sido vista como meio de transporte dos saberes científicos para os setores não científicos, o que implica a consciência das simplificações que são feitas em sala de aula, sendo os didáticos transportadores encarregados de oferecer ao cliente (aluno) o produto cientifico. Sendo assim, a geração de problemas históricos a partir das carências de orientação como nos mostra Jörn Rüsen, ou a formatação da historiografia para o público específico, e também a prática do saber histórico se encontram à parte do conhecimento cientifico porque são encarados como efeitos surtidos sobre a produção desse saber. Deste modo a didática foi eximida da responsabilidade científica.

Biografia do Autor

  • Andrêssa Barbosa da Silva, Universidade Estadual de Goiás, Formosa.
    História, PVIC/PIBID/UEG
  • Francisco Jhonnatar Moreira das Chagas, Universidade Estadual de Goiás, Formosa
    História, PIBID/UEG
  • Jadson da Costa Lima, Universidade Estadual de Goiás, Formosa
    História, PIBID/UEG
  • Higor Lucas da Rocha Alencar, Universidade Estadual de Goiás, Formosa
    História, PIBID/UEG
  • Naomi Magalhães Maubrigades, Universidade Estadual de Goiás, Formosa
    História, PIBID/UEG
  • Murillo Dourado Lopes da Silva, Universidade Estadual de Goiás, Formosa
    História, PIBID/UEG
  • Juliano de Almeida Pirajá, unidade Formosa - Go e coordenador do PIBID
    Docente da UEG

Downloads

Publicado

2017-09-06

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - APRESENTAÇÃO ORAL - PRÓ-LICENCIATURA - CET, CH e LLA