FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: o caso do PIBID – Subprojeto de Licenciatura em geografia da Universidade Estadual de Goiás – Porangatu, 2014
Palavras-chave:
Professor de Geografia. Geografia. Formação do professor. EnsinoResumo
A formação do professor de Geografia está em pauta de discussão na atualidade. É recorrente a crítica à racionalidade técnica, aos modelos de ensino que resultam em atividades burocráticas, mecânicas e de reprodução, sem significado para os alunos. Pesquisas sobre a formação de professores anunciam novos caminhos, a perspectiva investigativa desponta como um movimento teórico valorizado e implica na aproximação entre a escola básica e a universidade, na formação de professor pesquisador e na prática reflexiva. Nesse caminho formativo o professor de Geografia é capaz de operar um ensino que viabilize condições para desenvolver nos alunos as habilidades e conhecimentos básicos para a vida social produtiva e participativa. O subprojeto PIBID/UEG/PORANGATU 2014/2018 atende os alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Euzébio Martins da Cunha, apresentando como objetivo a efetivação de ações que priorizam a qualidade da formação profissional do futuro professor vinculadas, bem como ações de ensino que atendam as demandas da escola. Nesse sentido, o objetivo central do projeto é criar condições materiais e pedagógicas que integrem os diferentes atores responsáveis pela educação (alunos da educação básica, professores regentes e alunos bolsistas). As atividades a ser realizadas no contexto desse programaenvolve os momentos de formação teórica no espaço da universidade e de momentos de ação nas escolas campoacompanhadas de planejamento, realização, análise e reflexão do contexto escolar, dos processos que envolvem o ensino em momentos essenciais da sala de aula.
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Publicado
2017-09-06
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES