FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: o caso do PIBID – Subprojeto de Licenciatura em geografia da Universidade Estadual de Goiás – Porangatu, 2014

Autores

  • Anna Maria Kovacs Khaoule Universidade Estadual de Goiás – Porangatu
  • Diego Pinheiro Alencar Universidade Estadual de Goiás
  • Adriana Soares Bezerra Universidade Estadual de Goiás - Porangatu
  • Bêtania Gonçalves de Lima Universidade Estadual de Goiás - Porangatu
  • Douglas Alves da Silva Universidade Estadual de Goiás – Porangatu
  • Joelma Rodrigues Oliveira Universidade Estadual de Goiás - Porangatu
  • Layanne Karoline dos Santos Universidade Estadual de Goiás - Porangatu
  • Larissa Cesar Araújo Universidade Estadual de Goiás - Porangatu
  • Patrícia Gonçalves de Paiva Universidade Estadual de Goiás - Porangatu
  • QuilvaBadia da Costa Silva Universidade Estadual de Goiás - Porangatu
  • Rafael de Lima Costa Universidade Estadual de Goiás - Porangatu
  • Viviane Pinheiro Bezerra Universidade Estadual de Goiás - Porangatu

Palavras-chave:

Professor de Geografia. Geografia. Formação do professor. Ensino

Resumo

A formação do professor de Geografia está em pauta de discussão na atualidade. É recorrente a crítica à racionalidade técnica, aos modelos de ensino que resultam em atividades burocráticas, mecânicas e de reprodução, sem significado para os alunos. Pesquisas sobre a formação de professores anunciam novos caminhos, a perspectiva investigativa desponta como um movimento teórico valorizado e implica na aproximação entre a escola básica e a universidade, na formação de professor pesquisador e na prática reflexiva. Nesse caminho formativo o professor de Geografia é capaz de operar um ensino que viabilize condições para desenvolver nos alunos as habilidades e conhecimentos básicos para a vida social produtiva e participativa. O subprojeto PIBID/UEG/PORANGATU 2014/2018 atende os alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Euzébio Martins da Cunha, apresentando como objetivo a efetivação de ações que priorizam a qualidade da formação profissional do futuro professor vinculadas, bem como ações de ensino que atendam as demandas da escola. Nesse sentido, o objetivo central do projeto é criar condições materiais e pedagógicas que integrem os diferentes atores responsáveis pela educação (alunos da educação básica, professores regentes e alunos bolsistas). As atividades a ser realizadas no contexto desse programa
envolve os momentos de formação teórica no espaço da universidade e de momentos de ação nas escolas campoacompanhadas de planejamento, realização, análise e reflexão do contexto escolar, dos processos que envolvem o ensino em momentos essenciais da sala de aula.

Biografia do Autor

  • Anna Maria Kovacs Khaoule, Universidade Estadual de Goiás – Porangatu
    Mestre em Geografia
  • Diego Pinheiro Alencar, Universidade Estadual de Goiás
    Mestre em Geografia
  • Adriana Soares Bezerra, Universidade Estadual de Goiás - Porangatu
    Graduanda em Geografia
  • Bêtania Gonçalves de Lima, Universidade Estadual de Goiás - Porangatu
    Graduanda em Geografia
  • Douglas Alves da Silva, Universidade Estadual de Goiás – Porangatu
    Graduandao em Geografia
  • Joelma Rodrigues Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - Porangatu
    Graduanda em Geografia
  • Layanne Karoline dos Santos, Universidade Estadual de Goiás - Porangatu
    Graduanda em Geografia
  • Larissa Cesar Araújo, Universidade Estadual de Goiás - Porangatu
    Graduanda em Geografia
  • Patrícia Gonçalves de Paiva, Universidade Estadual de Goiás - Porangatu
    Graduanda em Geografia
  • QuilvaBadia da Costa Silva, Universidade Estadual de Goiás - Porangatu
    Graduanda em Geografia
  • Rafael de Lima Costa, Universidade Estadual de Goiás - Porangatu
    Graduanda em Geografia
  • Viviane Pinheiro Bezerra, Universidade Estadual de Goiás - Porangatu
    Graduanda em Geografia

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Publicado

2017-09-06

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES