A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA E A SALA DE AULA

Autores

  • Débora Leandra dos Santos Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás
  • Anne da Silva Freitas Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Beatriz Pereira Silva Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Fernanda de Oliveira Almeida Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Gabriela Ferreira Amorim Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Bruna Santos Magalhães Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Thais Nogueira da Silva Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Isuara Soares Santana de Oliveira Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Deborah Silva Bastos Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Lorranny Araújo de Andrade Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Patrik Luan Costa Barbaosa Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Vanderlei de Castro e Silva Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Maria Salette da Trindade Rebelo Universidade de Brasília
  • Simone Fiorani dos Santos Cardozo Universidade Estadual de Goiás
  • Lusimeire Figueiredo da Silva Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis (FACEA)

Palavras-chave:

HISTÓRIA, METODOLOGIA, ENSINO,

Resumo

Esta proposta que integra ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação À Docência (PIBID) está sendo desenvolvida na Unidade Universitária de Ciências Sócio Econômicas e Humanas de Anápolis (UnUCSEH)-UEG e no Colégio Estadual Antensina Santana. O intuito é contribuir com a formação dos licenciandos do curso de História vinculando-se à ideia da necessidade de diálogo e cooperação entre a universidade e a educação básica, no compromisso tanto com a formação inicial quanto com a formação continuada de professores de História. Contribuir com a melhoria da qualidade da formação inicial no curso de licenciatura em História por meio de estudo, pesquisa e reflexão e da aproximação teoriaprática e universidade/educação básica.Trabalhar com diferentes metodologias e linguagens para o processo ensino aprendizagem de conteúdos históricos na educação básica é uma forma de contribuir para diminuir a defasagem entre o ensino praticado no âmbito da Universidade e na Educação Básica.

Biografia do Autor

  • Débora Leandra dos Santos, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda em História; bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
  • Anne da Silva Freitas, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO

    Graduandos em História, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

  • Beatriz Pereira Silva, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
  • Fernanda de Oliveira Almeida, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
  • Gabriela Ferreira Amorim, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
  • Bruna Santos Magalhães, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
  • Thais Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
  • Isuara Soares Santana de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
  • Deborah Silva Bastos, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
  • Lorranny Araújo de Andrade, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
  • Patrik Luan Costa Barbaosa, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
  • Vanderlei de Castro e Silva, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
  • Maria Salette da Trindade Rebelo, Universidade de Brasília
    Coordenadora de área do subprojeto de História, graduada em História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília e mestre em História
  • Simone Fiorani dos Santos Cardozo, Universidade Estadual de Goiás
    Professora supervisora, graduada em História pela Universidade Federal do Pará e pós-graduada
  • Lusimeire Figueiredo da Silva, Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis (FACEA)
    Professora supervisora, graduada em Historia, pós- graduada em Historia Social do Brasil Contemporâneo pela UNIANA

Downloads

Publicado

2017-09-06

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES