PIBID E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: os gêneros textuais na escola
Palavras-chave:
PIBID, Gêneros Textuais, Formação de ProfessoresResumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual de Goiás (PIBID/UEG), Subprojeto Pedagogia Quirinópolis desenvolvido no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (E.T.I.), em 2014, se alicerça a partir de dois processos fundamentais para a formação do pedagogo que são: alfabetização e letramento. Tais processos são distintos e interdependentes, mas ocorrem simultaneamente. Nessa perspectiva, a formação de professores alfabetizadores deve considerar os seguintes aspectos: o processo de desenvolvimento da linguagem desde a Educação Infantil, os fundamentos da alfabetização, a metodologia da alfabetização, os processos de leitura e de produção textual. Assim, como forma de assegurar uma formação plenamente adequada optou-se por trabalhar como os gêneros textuais previstos para os anos iniciais do Ensino Fundamental.Downloads
Publicado
2017-09-06
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES