PIBID E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: os gêneros textuais na escola

Autores

  • Andreia Cristina da Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
  • Dinamar Martins de Oliveira Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Dayane Lacerda dos Santos Paiva Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Denise Aparecida Rodovalho de Freitas Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Fabiane Costa dos Santos Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Fabrícia Mariano da Silva Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Mychelle Aramita de Araújo Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Rosemere dos Santos Alves Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Palavras-chave:

PIBID, Gêneros Textuais, Formação de Professores

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual de Goiás (PIBID/UEG), Subprojeto Pedagogia Quirinópolis desenvolvido no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (E.T.I.), em 2014, se alicerça a partir de dois processos fundamentais para a formação do pedagogo que são: alfabetização e letramento. Tais processos são distintos e interdependentes, mas ocorrem simultaneamente. Nessa perspectiva, a formação de professores alfabetizadores deve considerar os seguintes aspectos: o processo de desenvolvimento da linguagem desde a Educação Infantil, os fundamentos da alfabetização, a metodologia da alfabetização, os processos de leitura e de produção textual. Assim, como forma de assegurar uma formação plenamente adequada optou-se por trabalhar como os gêneros textuais previstos para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

  • Andreia Cristina da Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
    Docente, Coordenadora de Área Subprojeto do PIBID Pedagogia
  • Dinamar Martins de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás
    Docente, Supervisora de Área Subprojeto do PIBID/UEG
  • Dayane Lacerda dos Santos Paiva, Universidade Estadual de Goiás
    Bolsistas, Subprojeto PIBID Pedagogia/UEG
  • Denise Aparecida Rodovalho de Freitas, Universidade Estadual de Goiás
    Bolsistas, Subprojeto PIBID Pedagogia/UEGUniversidade Estadual de Goiás
  • Fabiane Costa dos Santos, Universidade Estadual de Goiás
    Bolsistas, Subprojeto PIBID Pedagogia/UEG
  • Fabrícia Mariano da Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Bolsistas, Subprojeto PIBID Pedagogia/UEG
  • Mychelle Aramita de Araújo, Universidade Estadual de Goiás
    Bolsistas, Subprojeto PIBID Pedagogia/UEG
  • Rosemere dos Santos Alves, Universidade Estadual de Goiás
    Bolsistas, Subprojeto PIBID Pedagogia/UEG

Downloads

Publicado

2017-09-06

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES