QUALIDADE AMBIENTAL: Espaço, paisagem e percepções da Escola Estadual Aplicação de Tempo Integral de Iporá-GO.
Palavras-chave:
Escola de Tempo Integral, Paisagem, Percepção Ambiental.Resumo
O subprojeto de geografia para 2014 “Qualidade Ambiental: espaço, paisagem e percepções da escola pela comunidade” nasceu da experiência vivida na escola campo em 2012 e 2013. O ponto de partida será a observação da paisagem em que está inserida a escola, tomando como fundamento a fenomenologia. O foco dos bolsistas será o conjunto de ações que valorizem o espaço físico da escola e que tenham a oportunidade de pensar metodologias de ensino que promovam reflexões, aumentando assim a qualidade de vida dos sujeitos da escola. Estas ações investigarão juntamente com os alunos da escola a realidade sócio cultural e os elementos da constituição da paisagem escolar, estimulando-os a perceberem o papel o Estado e da sociedade civil na garantia dos direitos da população no que se refere à educação de qualidade. A participação de 10 bolsistas, de uma supervisora e uma professora voluntária possibilitará o alcance dos nossos objetivos, no 1º ao 9º Ano do ensino fundamental. Nosso objetivo Geral é promover a iniciação à docência em Geografia no ensino fundamental (1º ao 9°) a partir da contextualização dos conceitos geográficos e da metodologia do ensino voltada para uma aprendizagem significativa alicerçada em ações que promovam a qualidade ambiental da E.E Aplicação de Tempo Integral de Iporá, aproximando a família e a comunidade ao universo escolar.Downloads
Publicado
2017-09-11
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES