O ENSINO DAS TEMÁTICAS FÍSCIO NATURAIS E DA CARTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Subprojeto de Geografia do PIBID – Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas

Autores

  • Ícaro Felipe Soares Rodrigues Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO.
  • Hamilton Matos Cardoso Júnior Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
  • Dalyanne Saraiva dos Santos Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
  • Maria Suzana Dantas Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
  • Rogério de Oliveira Silva Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
  • Andreia Oliveira Martins Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
  • Selma Marcia Ferreira Lemes Escola Estadual Poli Valente Frei João Batista, Anápolis, GO
  • Marli Rodrigues Jeronimo Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
  • Yuri Guedes Mendes Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
  • Rávila Ruscalle Machado Moreira Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
  • Manoel Messias Dias da Silva Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
  • Priscilla Régia de Castro Escola Estadual Poli Valente Frei João Batista, Anápolis, GO
  • Ana Clara de Oliveira Sousa Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
  • Loçandra Borges de Moraes Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO

Palavras-chave:

Geografia Física. Cartografia. Objetos Educacionais,

Resumo

Pesquisas indicam que os estudantes têm seu interesse aumentado pela aprendizagem de conteúdos de Geografia em aulas nas quais se faz uso de recursos tecnológicos, especialmente recursos do tipo animações e simulações. Assim, o investimento na formação de professores capazes de utilizar adequadamente objetos educacionais, especialmente os que se baseiam no
uso de recursos multimídicos torna-se cada vez mais urgente. Objeto educacional diz respeito a qualquer recurso adicional ao processo de aprendizagem, que pode ser reutilizado em diferentes contextos. Refere-se, ainda, a materiais educacionais projetados e construídos em pequenos conjuntos, com a finalidade de elevar ao máximo as situações de aprendizagem. Entretanto, não se trata de simplesmente fazer uso desses recursos. O avanço tecnológico ocorrido nas últimas décadas, que levou a mudanças profundas na forma de o aluno relacionar com o conhecimento, precisa ser apropriado, efetivamente, pelos futuros professores para ensinar os conteúdos de sua ciência, especialmente aqueles conteúdos considerados mais
difíceis de ensinar/aprender.

Biografia do Autor

  • Ícaro Felipe Soares Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO.
    Graduando em Geografia
  • Hamilton Matos Cardoso Júnior, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
    Graduando em Geografia
  • Dalyanne Saraiva dos Santos, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
    Graduanda em Geografia
  • Maria Suzana Dantas, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
    Graduanda em Geografia
  • Rogério de Oliveira Silva, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
    Graduando em Geografia
  • Andreia Oliveira Martins, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
    Graduanda em Geografia
  • Selma Marcia Ferreira Lemes, Escola Estadual Poli Valente Frei João Batista, Anápolis, GO
    Docente da disciplina de Geografia
  • Marli Rodrigues Jeronimo, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
    Graduanda em Geografia
  • Yuri Guedes Mendes, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
    Graduando em Geografia
  • Rávila Ruscalle Machado Moreira, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
    Graduanda em Geografia
  • Manoel Messias Dias da Silva, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
    Graduando em Geografia
  • Priscilla Régia de Castro, Escola Estadual Poli Valente Frei João Batista, Anápolis, GO
    Docente da disciplina de Geografia
  • Ana Clara de Oliveira Sousa, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
    Graduanda em Geografia
  • Loçandra Borges de Moraes, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus CSEH, Anápolis, GO
    Docente do curso de Geografia

Downloads

Publicado

2017-09-11

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES