UM DIÁLOGO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA: o PIBID de História e a inserção da literatura indígena e africana no cotidiano escolar

Autores

  • Maria Geralda de Almeida Universidade Estadual de Goiás – UnU de Iporá. Iporá, Goiás
  • Rogério Menezes das Graças Professor Supervisor
  • Kaique Alves de Sousa Universidade Estadual de Goiás.
  • Kerilene N. de Sousa Universidade Estadual de Goiás.
  • Greice Kelly P. dos Santos Reis Universidade Estadual de Goiás.
  • Quelen Ribeiro Universidade Estadual de Goiás.
  • José Helder Ferreira Universidade Estadual de Goiás.

Palavras-chave:

Literatura. Ensino. Representação.

Resumo

O subprojeto do Pibid de História tem realizado atividades que contribuam com o reconhecimento e a valorização das diferenças étnicas, culturais e sociais, proporcionando aos bolsistas o acesso a uma formação ampla no que se refere às questões étnico-raciais. Ao mesmo tempo, tais açõescooperam para que se torne realidade à proposta da Lei 11.645//2008. Com o emprego de diferentes linguagens foram criados espaços de discussão sobre as identidades, seus processos histórico-culturais de forma a valorizar a identidade assumida por cada grupo. O Espaçoda Leiturafoi montado para realizarem, em dias definidos pela escola parceira, a leitura de contos indígenas e africanos para os (as) alunos. O Espaço da Leitura foi organizado em área ao ar livre ao longo de várias semanas para realizarem a leitura, a discussão e a produção de desenhos como forma de reconto das histórias. Na sequencia os bolsistas desenvolveram o projeto História e Literatura. Neste foram trabalhados os livros: Os Miseráveis de Victor Hugo eMenino de Engenho de José Lins do Rego. O trabalho com a literatura, além de incentivar e desenvolver a leitura e a escrita, proporciona aos alunos (as) criar suas próprias representações da história que é contada, possibilitando construções sobre o modo de viver, agir e interpretar o universo de outras culturas. Nesse sentido, um universo de possibilidades se abre diante de cada história contada que é recontada por meio de desenhos.

Biografia do Autor

  • Maria Geralda de Almeida, Universidade Estadual de Goiás – UnU de Iporá. Iporá, Goiás
    Ms. Professora Coordenadora de Área do Subprojeto do PIBID de História.
  • Rogério Menezes das Graças, Professor Supervisor
    Colégio Estadual de Aplicação. Iporá, Goiás.
  • Kaique Alves de Sousa, Universidade Estadual de Goiás.
    Graduandos de História.  Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás.
  • Kerilene N. de Sousa, Universidade Estadual de Goiás.
    Graduandos de História.  Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás.
  • Greice Kelly P. dos Santos Reis, Universidade Estadual de Goiás.
    Graduandos de História.  Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás.
  • Quelen Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás.
    Graduandos de História.  Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás.
  • José Helder Ferreira, Universidade Estadual de Goiás.
    Graduandos de História.  Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás.

Downloads

Publicado

2017-09-12

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES