A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: subprojeto PIBID de História, UEG/Câmpus Pires do Rio Goiás
Resumo
O conhecimento histórico tem como objetivo principal compreender os processos históricos e seus sujeitos e desvendar as relações estabelecidas entre grupos humanos em espaços e tempos diversos. Tal conhecimento traz consigo uma carga transformadora de alto poder por auxiliar os alunos em sua formação de cidadãos conscientes, críticos, autônomos, participativos e atuantes na sociedade (BEZERRA, 2013, p. 42).
E, para a efetiva construção desse conhecimento é necessária a ampliação das fontes históricas que podem ser trabalhadas em sala de aula, como por exemplo: documentos oficiais, textos de época e atuais, mapas, ilustrações, letras de música, literatura, manifestos, relatos de viajantes, panfletos, caricaturas, pinturas, fotos, programas de televisão e rádio, filmes, paisagens, arquitetura, centros urbanos, relatos orais etc. – o que vai demover aquela idéia de que História é apenas o texto que está presente nos livros didáticos.