A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: subprojeto PIBID de História, UEG/Câmpus Pires do Rio Goiás

Autores

  • Luana Kellen Alves Silva Câmpus Pires do Rio, Goiás
  • Jane Cristina Nunes Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás.
  • Igor Gonzaga Lopes Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás
  • Murilo Cândido Dias Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás
  • Ruth de Fátima Oliveira Tavares Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Pires do Rio
  • Taysa de Mesquita Rosa UEG, Câmpus Pires do Rio.
  • Taísa Ferreira Tavares Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás.
  • Weverton Vinícius Ribeiro Borges Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás.

Resumo

O conhecimento histórico tem como objetivo principal compreender os processos históricos e seus sujeitos e desvendar as relações estabelecidas entre grupos humanos em espaços e tempos diversos. Tal conhecimento traz consigo uma carga transformadora de alto poder por auxiliar os alunos em sua formação de cidadãos conscientes, críticos, autônomos, participativos e atuantes na sociedade (BEZERRA, 2013, p. 42).

E, para a efetiva construção desse conhecimento é necessária a ampliação das fontes históricas que podem ser trabalhadas em sala de aula, como por exemplo: documentos oficiais, textos de época e atuais, mapas, ilustrações, letras de música, literatura, manifestos, relatos de viajantes, panfletos, caricaturas, pinturas, fotos, programas de televisão e rádio, filmes, paisagens, arquitetura, centros urbanos, relatos orais etc. – o que vai demover aquela idéia de que História é apenas o texto que está presente nos livros didáticos.

Biografia do Autor

  • Luana Kellen Alves Silva, Câmpus Pires do Rio, Goiás
    Curso de História, acadêmica-bolsista PIBID
  • Jane Cristina Nunes, Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás.
    Acadêmica-Bolsista PIBID
  • Igor Gonzaga Lopes, Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás
    Acadêmica-Bolsista PIBID
  • Murilo Cândido Dias, Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás
    Acadêmico-Bolsista PIBID
  • Ruth de Fátima Oliveira Tavares, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Pires do Rio
    Professora Mestre, Coordenadora do Subprojeto de História.
  • Taysa de Mesquita Rosa, UEG, Câmpus Pires do Rio.
    Professora do Colégio Estadual Martins Borges-Pires do Rio-Goiás, Supervisora do Subprojeto de História
  • Taísa Ferreira Tavares, Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás.
    Acadêmica-Bolsista PIBID
  • Weverton Vinícius Ribeiro Borges, Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás.
    Acadêmica-Bolsista PIBID

Downloads

Publicado

2017-09-12

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - APRESENTAÇÃO ORAL - PRÓ-LICENCIATURA - CET, CH e LLA