ENSINO E PESQUISA: o principio formativo da pesquisa na formação docente em História

Autores

  • Ordália Cristina Gonçalves Araújo Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO,
  • Ana Paula Alves de Oliveira Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
  • Aparecida Maria Ferreira Cândido Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
  • Dayana de Souza Santos Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
  • Elizângela Marcelina de Araújo Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
  • Fabiana dos Santos Silva Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
  • Jeniffer Amaral de Oliveira Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
  • Idelma do Carmo Silva Ferreira Colégio Estadual Dom Bosco
  • Mayra Oliveira Silva Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
  • Rodolfo Belchior Fernandes de Paula UEG Jussara – GO
  • Valéria Gonçalves da Silva Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
  • Taynara Divina da Gama Fernandes Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
  • Weiller César Almeida de Oliveira Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO

Palavras-chave:

Ensino. Pesquisa. História.

Resumo

Este trabalho visa apresentar os resultados parciais das atividades desenvolvidas pelo Subprojeto de História do Pibid – UnU Jussara no período de março a agosto de 2014. Tendo como eixos o ensino e a pesquisa, as atividades foram planejadas a partir de estudos teóricos sobre educação e ensino de História, análise de documentos do MEC e do Colégio Estadual Dom Bosco, oficinas (de elaboração de projetos, de planejamento e de análise de documentos escritos e visuais), análise de livro didático de História – PNLD 2015 e participação na seleção dos mesmos com os professores supervisores e, ainda, atividades didáticas planejadas para serem aplicadas no ensino fundamental e médio do Colégio acima citado, tais como monitorias, preparação de aulas sobre a ditadura militar no Brasil e organização de um relato de experiência com o Senhor Parcival Moreira Coelho, morador de Inhumas que sofreu torturas durante o período militar.

Biografia do Autor

  • Ordália Cristina Gonçalves Araújo, Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO,
    Docente, Coordenadora de área do Subprojeto de História do Pibid – Jussara
  • Ana Paula Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
    Graduação em História e Bolsistas do Pibid
  • Aparecida Maria Ferreira Cândido, Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
    Graduação em História e Bolsistas do Pibid
  • Dayana de Souza Santos, Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
    Graduação em História e Bolsistas do Pibid
  • Elizângela Marcelina de Araújo, Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
    Graduação em História e Bolsistas do Pibid
  • Fabiana dos Santos Silva, Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
    Graduação em História e Bolsistas do Pibid
  • Jeniffer Amaral de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
    Graduação em História e Bolsistas do Pibid
  • Idelma do Carmo Silva Ferreira, Colégio Estadual Dom Bosco
    Docente, Professora Supervisora do Subprojeto de História do Pibid
  • Mayra Oliveira Silva, Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
    Graduação em História e Bolsista do Pibid
  • Rodolfo Belchior Fernandes de Paula, UEG Jussara – GO
    Docente do Colégio Estadual Dom Bosco e Professor Supervisor do Subprojeto de História do Pibid
  • Valéria Gonçalves da Silva, Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
    Graduação em História e Bolsistas do Pibid
  • Taynara Divina da Gama Fernandes, Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
    Graduação em História e Bolsistas do Pibid
  • Weiller César Almeida de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO
    Graduação em História e Bolsistas do Pibid

Downloads

Publicado

2017-09-12

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES