FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM HISTÓRIA: as representações docentes
Palavras-chave:
Formação, Professores, HistóriaResumo
Partindo da premissa que esse Subprojeto intenta ajudar na produção de um escopo que privilegie metodologias, teorias e produção do conhecimento que contribuam com o projeto de formação acadêmica desejado na UEG, fazendo com que esse profissional esteja a par dos desafios e importância de sua atuação como profissional da história, são aqui apresentadas algumas das diversas ações vivenciadas pelos bolsistas (professores em formação) do Câmpus Itapuranga.Asdiscussões teoria e prática entre docentes e discentes, se configuram em extrema relevância na relação pedagógica em áreas diversas para a inserção dos bolsistas nas escolas parceiras. Nesse contexto, as experiências estão sendo materializadas culminando em pesquisas com resultados parciais relevantes, passivas de publicação. Uma das compreensões a que se tem chegado é que a escola ainda não ultrapassou algumas barreiras pedagógicas, trazendo a baila discussões pertinentes acerca da função do docente em sala de aula, direcionando o olhar para as realidades locais específicas. Cientes da não neutralidade em relação aos programas de governo e instituições, a proposta em execução foi no sentido de alargar a visão e os horizontes dos ‘pibidianos’ com as seguintes ações: visita à Brasília, Goiás e Pirenópolis, montagem de um mini-museu no Câmpus Itapuranga, montagem da sala da representação sertaneja, palestra com os temas: o uso de charges no ensino de história e a importância da participação dos acadêmicos na escola para uma formação mais ampla.
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Publicado
2017-09-13
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES