FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM HISTÓRIA: as representações docentes

Autores

  • Valtuir Moreira da Silva
  • Edinaldo Antônio Coelho Colégio Estadual de Itapuranga
  • Emerson José Campos Colégio Cel. Virgílio José de Barros.
  • Claudio Tavares Pinheiro
  • Aline Alvez de Araújo
  • Ana Sara Pessoa Camilo suporterevista.prp@ueg.br
  • Cassiana Maria Rodrigues Porfírio
  • Jeciele Andrade de Oliveira
  • Kaise de Assis Machado
  • Larisse Fernanda Ferreira de Borba
  • Luzia Maria Oliveira Ferraz
  • Maria de Fátima Lemes de Souza
  • Tais Loâna da Silva Carvalho
  • Tiago Ferreira Nunes
  • Ulisses Ferreira Moreira
  • Valéria GobboSouza

Palavras-chave:

Formação, Professores, História

Resumo

Partindo da premissa que esse Subprojeto intenta ajudar na produção de um escopo que privilegie metodologias, teorias e produção do conhecimento que contribuam com o projeto de formação acadêmica desejado na UEG, fazendo com que esse profissional esteja a par dos desafios e importância de sua atuação como profissional da história, são aqui apresentadas algumas das diversas ações vivenciadas pelos bolsistas (professores em formação) do Câmpus Itapuranga.As
discussões teoria e prática entre docentes e discentes, se configuram em extrema relevância na relação pedagógica em áreas diversas para a inserção dos bolsistas nas escolas parceiras. Nesse contexto, as experiências estão sendo materializadas culminando em pesquisas com resultados parciais relevantes, passivas de publicação. Uma das compreensões a que se tem chegado é que a escola ainda não ultrapassou algumas barreiras pedagógicas, trazendo a baila discussões pertinentes acerca da função do docente em sala de aula, direcionando o olhar para as realidades locais específicas. Cientes da não neutralidade em relação aos programas de governo e instituições, a proposta em execução foi no sentido de alargar a visão e os horizontes dos ‘pibidianos’ com as seguintes ações: visita à Brasília, Goiás e Pirenópolis, montagem de um mini-museu no Câmpus Itapuranga, montagem da sala da representação sertaneja, palestra com os temas: o uso de charges no ensino de história e a importância da participação dos acadêmicos na escola para uma formação mais ampla.

Biografia do Autor

  • Valtuir Moreira da Silva
    Professor coordenador de área.
  • Edinaldo Antônio Coelho, Colégio Estadual de Itapuranga
    Professor supervisor
  • Emerson José Campos, Colégio Cel. Virgílio José de Barros.
    Professor supervisor
  • Claudio Tavares Pinheiro
    Professor colaborador.
  • Aline Alvez de Araújo
    alunos bolsistas do Subprojeto de História (Câmpus Itapuranga).
  • Ana Sara Pessoa Camilo, suporterevista.prp@ueg.br
    alunos bolsistas do Subprojeto de História (Câmpus Itapuranga).
  • Cassiana Maria Rodrigues Porfírio
    alunos bolsistas do Subprojeto de História (Câmpus Itapuranga).
  • Jeciele Andrade de Oliveira
    alunos bolsistas do Subprojeto de História (Câmpus Itapuranga).
  • Kaise de Assis Machado
    alunos bolsistas do Subprojeto de História (Câmpus Itapuranga).
  • Larisse Fernanda Ferreira de Borba
    alunos bolsistas do Subprojeto de História (Câmpus Itapuranga).
  • Luzia Maria Oliveira Ferraz
    alunos bolsistas do Subprojeto de História (Câmpus Itapuranga).
  • Maria de Fátima Lemes de Souza
    alunos bolsistas do Subprojeto de História (Câmpus Itapuranga).
  • Tais Loâna da Silva Carvalho
    alunos bolsistas do Subprojeto de História (Câmpus Itapuranga).
  • Tiago Ferreira Nunes
    alunos bolsistas do Subprojeto de História (Câmpus Itapuranga).
  • Ulisses Ferreira Moreira
    alunos bolsistas do Subprojeto de História (Câmpus Itapuranga).
  • Valéria GobboSouza
    alunos bolsistas do Subprojeto de História (Câmpus Itapuranga).

Downloads

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES