O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES
Palavras-chave:
Alfabetização Cartográfica, PIBID, DocênciaResumo
Pretende se trabalhar a importância do conhecimento cartográfico no ensino da geografia, na segunda fase do ensino fundamental. Tendo como recorte espacial o município de Itapuranga, o campo de estudo à escola estadual José Pereira de Faria. Este trabalho foi dividido em três etapas e se iniciou no primeiro semestre do ano de 2014. No primeiro momento foi realizado um aprofundamento sobre a alfabetização cartográfica no ensino de geografia e um conhecimento do local da pesquisa, em segundo o levantamento bibliográfico para melhor conhecer e trabalhar os conceitos cartográficos e cartografia escolar, a entrevista em campocom professores e alunos da referida escola, tendo como objetivo analisar os principais problemas que afligem o ensino de geografia e em especial o conhecimento cartográfico nas series de 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O método da pesquisa se baseou no utilizado para as pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), entrevistando 10% de alunos de cada uma dessas referidas turmas. A terceira parte, e não menos importante, a catalogação das informações em dados quantitativos e qualitativos, sobre a análise da
entrevista realizada em campo, ficando comprovado que a deficiência do ensino da disciplina não se encontra apenas na segunda fase do ensino fundamental, ele já começa no inicio do processo de ensino-aprendizado, quando os professores pedagogos em sua maioria não receberam em sua formação suportes suficientes para lidarem com a disciplina.
Downloads
Publicado
2017-09-13
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES