A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Wilson Lazaro Pereira da Silva Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio
  • Amanda Dias Brandão Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio
  • Juliana Aparecida Pires Nascimento Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio
  • Sabrina da Silva Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio
  • Maria Eni Souza Dias Freire Colégio Estadual Martins Borges
  • Marise Vicente de Paula Campus de Pires do Rio

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Cartografia Escolar, Processo de Ensino

Resumo

A presente reflexão busca discutir a importância da Cartografia no Ensino Fundamental II, inserida como um dos principais eixos temáticos do Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás junto à disciplina Geografia, tendo por base os dados sistematizados de uma pesquisa que envolveu 267 alunos do Colégio Estadual Martins Borges, escola campo onde o subprojeto do PIBID/UEG é desenvolvido. A finalidade da pesquisa foi investigar a percepção do aluno em relação à disciplina geografia com foco cartografia escolar. A necessidade de localização no espaço sempre esteve unida ao ser humano. Desde a antiguidade ele busca conhecer seu território e confeccionar mapas. A confecção de mapas evoluiu da rusticidade das cavernas ao geoprocessamento e atualmente o saber cartográfico é de suma importância, pois auxilia ler o espaço geográfico frente as suas diversas significações. A Cartografia está diretamente ligada a
Geografia, desta maneira o professor de Geografia tornou-se um mediador de conhecimentos e saberes cartográfico através dos conteúdos ministrados. Contudo, pode apresentar falhas deixando o aluno com déficit na compreensão da realidade e na leitura de mapas e cartas.

Biografia do Autor

  • Wilson Lazaro Pereira da Silva, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio
    Graduando em Geografia, Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID)
  • Amanda Dias Brandão, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio
    Graduanda em Geografia
  • Juliana Aparecida Pires Nascimento, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio
    Graduanda em Geografia
  • Sabrina da Silva, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio
    Graduanda em Geografia
  • Maria Eni Souza Dias Freire, Colégio Estadual Martins Borges
    Mestre em Geografia, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio
  • Marise Vicente de Paula, Campus de Pires do Rio
    Pós-Doutora em Geografia, Universidade Estadual de Goiás

Downloads

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES