LETRAMENTO LITERÁRIO: práticas de mediação de leitura de poesia

Autores

  • Marcela Ferreira da Silva Santana Campus São Luís de Montes Belos-GO.
  • Ana Lúcia Dantas Marquez São Luís de Montes Belos-GO
  • Maria Severina Batista Guimarães São Luís de Montes Belos-GO
  • Juliana de Almeida Curvinel Bittencourt São Luís de Montes Belos-GO.
  • Atiléia Silva Costa Discentes do Curso de Letras Português/Inglês e Bolsistas do Subprojeto PIBID/LETRAS, Universidade Estadual de Goiás
  • Agdda Byanca Borges e Silva Discentes do Curso de Letras Português/Inglês e Bolsistas do Subprojeto PIBID/LETRAS, Universidade Estadual de Goiás
  • Divina Célia da Silva Discentes do Curso de Letras Português/Inglês e Bolsistas do Subprojeto PIBID/LETRAS, Universidade Estadual de Goiás
  • Fernanda Carmo dos Santos Discentes do Curso de Letras Português/Inglês e Bolsistas do Subprojeto PIBID/LETRAS, Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Formação de leitores. Letramento literário. Mediação de leitura de poesia.

Resumo

A formação de bons leitores depende não só de um professor, mas de uma cadeia em que escola e família se unam nesse incentivo, sobretudo pelo exemplo. Para tanto, é preciso primeiro formar o gosto e uma compreensão mais profunda do texto literário nos estudantes dos cursos de Letras para garantir que os futuros professores sejam comprometidos com a formação de leitores e conscientes da importância do texto literário para a humanização do ser. Compreende-se, segundo Cosson, que: “Aprender a ler é mais do que adquirir uma habilidade, e ser leitor vai além de possuir um hábito ou atividade regular. 

Biografia do Autor

  • Marcela Ferreira da Silva Santana, Campus São Luís de Montes Belos-GO.

    Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, Professora Efetiva da Rede Estadual de Educação de Goiás e Supervisora do Subprojeto PIBID/LETRAS 

  • Ana Lúcia Dantas Marquez, São Luís de Montes Belos-GO

    Docente da Universidade Estadual de Goiás, Coordenadora de área do Subprojeto PIBID/LETRAS

  • Maria Severina Batista Guimarães, São Luís de Montes Belos-GO
    Docente da Universidade Estadual de Goiás, Coorientadora do Subprojeto PIBID/LETRAS
  • Juliana de Almeida Curvinel Bittencourt, São Luís de Montes Belos-GO.

    Servidora administrativa da Universidade Estadual de Goiás e Colaboradora do Subprojeto PIBID/LETRAS

  • Atiléia Silva Costa, Discentes do Curso de Letras Português/Inglês e Bolsistas do Subprojeto PIBID/LETRAS, Universidade Estadual de Goiás
    São Luís de Montes Belos-GO
  • Agdda Byanca Borges e Silva, Discentes do Curso de Letras Português/Inglês e Bolsistas do Subprojeto PIBID/LETRAS, Universidade Estadual de Goiás
    São Luís de Montes Belos-GO
  • Divina Célia da Silva, Discentes do Curso de Letras Português/Inglês e Bolsistas do Subprojeto PIBID/LETRAS, Universidade Estadual de Goiás
    São Luís de Montes Belos-GO
  • Fernanda Carmo dos Santos, Discentes do Curso de Letras Português/Inglês e Bolsistas do Subprojeto PIBID/LETRAS, Universidade Estadual de Goiás
    São Luís de Montes Belos-GO

Downloads

Publicado

2018-05-25

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES