PROPOSTA DO PIBID LETRAS - INGLÊS DA UEG DE CAMPOS BELOS PARA O APRIMORAMENTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E DA QUALIDADE DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Palavras-chave:
Formação de professores. Língua inglesa. Pluralidade culturalResumo
O subprojeto Pibid de Letras – Inglês da UEG de Campos Belos propõe-se a intervir na formação inicial e continuada de professores/as de inglês da região, propiciando um espaço para o desenvolvimento teórico-metodológico, necessário para a abordagem da temática da pluralidade cultural nas aulas de línguas do Ensino Fundamental e Médio. Para tanto, tem sido feita a inserção de professores/as em formação inicial, acadêmicos/as bolsistas, no cotidiano escolar antes ou no início da disciplina de Estágio Supervisionado, o que vem proporcionando um melhor conhecimento das particularidades da escola pública e do trabalho do/a professor/a de inglês,
elevando a qualidade de sua formação. A integração entre o docente de nível superior (coordenadora do subprojeto), docente da escola de nível básico (professora supervisora) e
discentes (bolsistas) em um processo de estudo, observação, ação e reflexão tem sido fundamental para a construção de novos saberes, necessários para o desenvolvimento de práticas de ensino de língua inglesa, que possam favorecer a aprendizagem e promover o reconhecimento e a valorização
da diversidade étnica e cultural presente na região nordeste de Goiás.