OS CINCO SENTIDOS NO ESTÁGIO SENSÓRIO MOTOR

Autores

  • Amanda Valadão Borges Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Elen Fernandes de Castro Universidade Estadual de Goiás
  • sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás - Campus Formosa http://orcid.org/0000-0001-9857-6523

Palavras-chave:

Sentidos. Período. Sensorial. Desenvolvimento

Resumo

Os cinco sentidos: audição, visão, tato, olfato e paladar exercem papel importante no desenvolvimento global da criança, em especial no período sensório motor que vai de 0-2 anos uma vez que, é através destes que será possível a criança conhecer o mundo que a rodeia. Foi pensando nisso, que nos propusemos a analisar este desenvolvimento, através de atividades que estimulem os sentidos dos bebês, sendo realizadas intervenções no âmbito educacional.  As atividades foram aplicadas com um grupo de 10 crianças em uma turma de berçário, num total de 9 intervenções. O motivo da escolha desta turma prende-se com o fato dos bebês nessa faixa etária se encontram no período sensório motor, caracterizado pelas várias descobertas que fazem através dos cinco sentidos. Foram selecionadas uma série de atividades que trabalhassem cada sentido da criança, sendo elas: pescaria, tapete sensorial, garrafas sensoriais, barraquinha, e doce/azedo. Assim sendo, por intermédio das atividades realizadas com a referida turma foi possível ter uma noção de como ocorre este processo de desenvolvimento dos cinco sentidos no período sensório motor.

 

Biografia do Autor

  • Amanda Valadão Borges, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

    Estudante do 3o ano do curso de pedagogia Camús Formosa. 

  • Elen Fernandes de Castro, Universidade Estadual de Goiás
    Estudante do 3o ano do curso de pedagogia da Universidade  Estadual de Goiás = Campus Formosa
  • sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás - Campus Formosa
    Pós doutorado em Educação pela UFTM - universidade Federal do Triangulo Mineiro (2014). Doutorado (2008) e Mestrado (2003) pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas e graduação em Pedagogia (1986), Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás UEG. Experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando nos seguintes temas: aprendizagem, Educação Matemática, formação de professores, socialização e alfabetização econômica.

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Publicado

2017-05-30