O TRABALHO COM ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Antônia Evelin M. de S. Caudas Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Carolina S. Rocha Universidade Estadual de Goiás
  • Sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás http://orcid.org/0000-0001-9857-6523

Palavras-chave:

Artes Visuais, Crianças, Educação Infantil

Resumo

A creche é o segundo lar da criança, onde ela passa grande parte do dia fazendo várias atividades como se socializando, aprendendo, brincando, alimentando-se, descansando, entre outras. O objetivo desse estudo é refletir sobre a importância das Artes Visuais na educação infantil I. para tanto realizou-se intervenção educacional com 15 crianças, sendo 9 meninos e 6 meninas de 2 a 3 anos do maternal II do CMEI Eduardo Nunes Martins. Foram 9 intervenções com duração aproximada de 3 horas, totalizando 27 horas. A pesquisa buscou verificar a importância da arte na vida da criança. Para a intervenção foram propostas atividades adequadas a essa faixa etária.  Durante as intervenções foram apresentados as cores primárias: vermelho, amarelo e azul. Os resultados desta pesquisa apresentam a arte como importante agente de influência educacional. A criança teve acesso a alguns aspectos da arte e ao mesmo tempo fazendo arte.

Biografia do Autor

  • Antônia Evelin M. de S. Caudas, Universidade Estadual de Goiás
    Esrtudante do 3o ano do curso de pedagogia da Universidade estadual de Goiás
  • Maria Carolina S. Rocha, Universidade Estadual de Goiás
    Estudante do 3o Ano do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás
  • Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás
    SONIA BESSA é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM. Professora efetiva da  Universidade Estadual de Goiás - UEG. Atua como docente do curso de Pedagogia.

Downloads

Publicado

2017-09-18