LITERATURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Literatura, Educação Infantil, LeituraResumo
Utilizar a literatura no cotidiano da educação infantil contribui para o desenvolvimento integral do educando. O aluno despertará para o mundo da leitura de forma prazerosa, de acordo com a abordagem e os estímulos que recebe a sua volta, tanto no âmbito familiar quanto no escolar. Este trabalho tem como objetivo analisar a aceitabilidade de livros de literatura infantil em classe de jardim I, estimular a linguagem oral, proporcionar o contato com diversas literaturas infantis, ampliar o gosto e o hábito pela leitura e excitar o faz de conta. Participaram 15 estudantes com idade entre 3 e 4 anos, sendo, 5 meninas e 10 meninos de Centro Municipal de Educação Infantil de Formosa GO, todos os alunos são do Jardim l. Foram três encontros com três horas de duração, totalizando nove horas de intervenção pedagógica. A intervenção foi realizada através das leituras visuais, contação de histórias, conversas em rodas e recontos, buscando a participação ativa dos alunos, valorizando a sua imaginação e criatividade, tendo como objeto de estudo os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil - RCNEI. Os resultados demonstraram que os contatos com as literaturas infantis proporcionaram oportunidades de: oralidade, a interação social, a criatividade e o prazer de vivenciar momentos de contato e leituras de diversos livros. Verificou-se o entusiasmo dos alunos pelas atividades desenvolvidas, exercendo a sua autonomia em momentos de discussões em grupo colocando seu ponto de vista e ouvindo as ideias das outras crianças, assim, permanecendo ou não com seu pensamento inicial.