TERTÚLIA: UMA METODOLOGIA INOVADORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Maria Isabel Nascimento Ledes Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Metodologia, Dialogicidade, Educação Básica

Resumo

O presente relato registra (a prévia de) experiência com alunos do Curso de Pedagogia da UEG/Formosa à luz da educação dialógica, apresentando a tertúlia como uma metodologia inovadora, na formação de professores, que a implementarão ou não na docência (Educação Básica). Os objetivos compreendem elencar uma fundamentação teórica e ações que corroborem para confirmar que a tertúlia como metodologia é uma ação dialógica exitosa na perspectiva de professor e aluno como protagonistas no processo ensino aprendizagem. Implementar nas salas de aula de Educação Básica a tertúlia como metodologia para a construção do conhecimento em uma ação dialógica (professor e aluno). Por conseguinte, ratificar a relevância da dialogicidade como proposição de maior interatividade – professor – aluno –. Nessa perspectiva, conhecimento no campo educacional sustenta a Tertúlia como inovação através da construção dialética reflexiva pelos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem (professor-aluno). A metodologia aplicada foi consubstanciada com a oficina da Tertúlia Dialógica (PEREIRA & ANDRADE, 2014) a partir da diagnose da turma com a elaboração (individual) do Mapa da Vida e, posteriormente com a construção coletiva de um texto literário. Concluindo-se, preliminarmente, que a Tertúlia pode ser considerada um instrumento metodológico válido tanto para a diagnose (Mapa da Vida) de turmas de alunos ao longo de um período de tempo determinado (de seis meses a um ano). Como para estabelecer uma relação de cumplicidade com os alunos diagnosticando conhecimentos prévios, áreas de interesse ou ainda, ancoragem temática que propiciem a construção do conhecimento em uma ação dialógica reflexiva atual ou futura.

Biografia do Autor

  • Maria Isabel Nascimento Ledes, Universidade Estadual de Goiás
    Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Câmpi Formosa.

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Publicado

2017-05-30