PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E A AVALIAÇÃO
Palavras-chave:
Avaliação, Ensino Fundamental, Métodos, Prática PedagógicaResumo
O presente artigo dá ênfase à importância da compreensão para o acadêmico sobre as práticas pedagógicas e avaliativas dos professores, ampliando seus conhecimentos a partir da vivência do mesmo no cotidiano da sala de aula. Através da educação é possível transformar a sociedade, e o período que compreende o Ensino Fundamental se constitui um dos mais importantes na vida de uma pessoa, pois se inicia aqui a relação do indivíduo com a sociedade. Sendo assim, se faz necessário estudar acerca das formas de avaliação e práticas educativas utilizadas pelos professores, e se estas acompanham ritmo de desenvolvimento das crianças. A pesquisa foi realizada com professoras do 2º ao 5º ano de uma escola de Ensino Fundamental de Formosa-GO, pautada em uma pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados através de questionários sobre as práticas pedagógicas e os tipos de avaliação que os professores utilizam em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi identificar de que forma a avaliação da aprendizagem está introduzida na prática pedagógica e como os professores entendem as contribuições das práticas educativas para o desenvolvimento das crianças. Após a analise de dados foi possível concluir que ainda existem professores que não reconhecem a importância da avaliação e das práticas pedagógicas para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças.