A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Gabriela de Oliveira Azevedo Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Marilda de Paula Mamedio Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem, Influência, Relação professor-aluno

Resumo

Este artigo científico visa refletir sobre a influência da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem. Para realizar tal pesquisa com maior eficácia, foram realizadas algumas observações participativas em turmas de Ensino Fundamental I de uma escola pública no município de Formosa-GO, que permitiram identificar as particularidades de cada turma observada, como também reconhecer como se estabelecem as relações professor-aluno e a interação entre os próprios alunos. Após a realização das observações participativas, o tema proposto foi sondado com base em referencial teórico e foi realizada uma pesquisa exploratória através de questionários aplicados a alguns professores, com o objetivo de obter informações sobre a opinião formada do professor em relação ao assunto em estudo. Os dados obtidos foram estudados e mostraram que a temática pode gerar contradições e dúvidas sobre a influência do relacionamento que o professor mantém com seu aluno em sala de aula, porém, mostra-se também que alguns docentes possuem conhecimento da importância desta temática, mas, não é sempre que é colocado em prática. Alguns docentes levam em conta a importância da relação professor-aluno no decorrer do processo de aquisição de conhecimento.

Biografia do Autor

  • Gabriela de Oliveira Azevedo, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
    Acadêmica do 7º semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás
  • Marilda de Paula Mamedio, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
    Professora Orientadora de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental I. UEG

Downloads

Publicado

2017-05-30