A INDISCIPLINA COMO FATOR PREJUDICIAL PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Karina Vieira de Moraes Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Karina dos Reis Bittar Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

Palavras-chave:

Indisciplina, Processo de ensino-aprendizagem, Relação professor-aluno

Resumo

Este artigo visa identificar como a indisciplina se manifesta em sala de aula e os prejuízos que o comportamento inadequado pode ocasionar para o processo de ensino-aprendizagem. Para tal abordagem, foram realizadas observações participativas em uma escola de Ensino Fundamental 01 de Formosa-GO, que permitiram conhecer as particularidades de cada sala de aula, como também identificar como se estabelecem as relações professor-aluno e dos alunos entre si. Posteriormente, o tema foi analisado com base em referencial teórico e foi realizada a pesquisa de campo através de questionários aplicados aos professores, com o intuito de obter informações sobre a visão que o professor tem do assunto. Os dados obtidos foram analisados e revelaram que a temática gera contradições e dúvidas sobre que postura o professor deve adotar em sala de aula e aponta para a necessidade de se discutir sobre a indisciplina no contexto escolar.

Biografia do Autor

  • Karina Vieira de Moraes, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
    Graduanda do 8° semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG.
  • Karina dos Reis Bittar, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

    Professora Orientadora de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental I- Universidade Estadual de Goiás - Campus Formosa. E-mail:  karinabittar@hotmail.com

    http://lattes.cnpq.br/5048137867852031

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Publicado

2017-05-30