A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Gracielly Lopes Vieira Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Larissa Layla Soares de Souza Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Marcele Barbosa Figueiredo Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Alzenira de Carvalho Miranda

Palavras-chave:

Música, Desenvolvimento motor, Aprendizagem

Resumo

A música é um instrumento cultural que está presente no cotidiano das pessoas e pode ser um excelente recurso para facilitar a aprendizagem. Na Educação Infantil pode proporcionar um meio que possibilite o desenvolvimento psicomotor, físico e social, estimulando a autonomia e a criatividade. Acreditando que as crianças podem apresentar um melhor desenvolvimento ao utilizá-la como instrumento pedagógico, esse estudo teve por objetivo utilizar a música como meio de expor conteúdos variados, buscando perceber como os educandos compreendiam e conseguiam expressar o que lhes foi apresentado. Após 5 observações decorrentes do Estágio Supervisionado na Educação Infantil I em dois Centros Municipais de Educação Infantil, foram realizadas 6 intervenções pedagógicas com 4 horas de duração, para 28 educandos, com idade entre 4 e 5 anos de ambos os sexos, totalizando 24 horas de intervenção educacional. Inicialmente as crianças tinham certa dificuldade, mas aos poucos foram entrando no ritmo, e a relação de aprendizagem foi significativa. Verificou-se o quanto as mesmas se envolviam com a proposta musical e o quanto isso facilitava o entendimento, uma vez que conseguiam associá-la com que podiam presenciar em seu contexto. Desse modo, percebeu-se a necessidade de usar a música, como um elemento que possibilite a aprendizagem. Pode-se utilizá-la associada a outros meios, de modo a enriquecer ainda mais o ambiente educativo ao qual as crianças estão sendo inseridas cada vez mais cedo, de modo a ter uma aprendizagem prazerosa e utilizando o que elas tem contato no cotidiano. 

Biografia do Autor

  • Gracielly Lopes Vieira, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
    Graduanda do 6o semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Campus de Formosa
  • Larissa Layla Soares de Souza, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
    Graduanda do 6o semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Campus de Formosa
  • Marcele Barbosa Figueiredo, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
    Graduanda do 6o semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Campus de Formosa
  • Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

    SONIA BESSA é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM. Professora efetiva da  Universidade Estadual de Goiás - UEG. Atua como docente do curso de Pedagogia.  

Downloads

Publicado

2017-05-30