A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Música, Desenvolvimento motor, AprendizagemResumo
A música é um instrumento cultural que está presente no cotidiano das pessoas e pode ser um excelente recurso para facilitar a aprendizagem. Na Educação Infantil pode proporcionar um meio que possibilite o desenvolvimento psicomotor, físico e social, estimulando a autonomia e a criatividade. Acreditando que as crianças podem apresentar um melhor desenvolvimento ao utilizá-la como instrumento pedagógico, esse estudo teve por objetivo utilizar a música como meio de expor conteúdos variados, buscando perceber como os educandos compreendiam e conseguiam expressar o que lhes foi apresentado. Após 5 observações decorrentes do Estágio Supervisionado na Educação Infantil I em dois Centros Municipais de Educação Infantil, foram realizadas 6 intervenções pedagógicas com 4 horas de duração, para 28 educandos, com idade entre 4 e 5 anos de ambos os sexos, totalizando 24 horas de intervenção educacional. Inicialmente as crianças tinham certa dificuldade, mas aos poucos foram entrando no ritmo, e a relação de aprendizagem foi significativa. Verificou-se o quanto as mesmas se envolviam com a proposta musical e o quanto isso facilitava o entendimento, uma vez que conseguiam associá-la com que podiam presenciar em seu contexto. Desse modo, percebeu-se a necessidade de usar a música, como um elemento que possibilite a aprendizagem. Pode-se utilizá-la associada a outros meios, de modo a enriquecer ainda mais o ambiente educativo ao qual as crianças estão sendo inseridas cada vez mais cedo, de modo a ter uma aprendizagem prazerosa e utilizando o que elas tem contato no cotidiano.