ATIVIDADES DOS CINCO SENTIDOS NO SENSÓRIO MOTOR
Resumo
O artigo em questão confirma a importância do uso dos cinco sentidos para um desenvolvimento qualitativo em crianças entre 6 e 18 meses na Educação Infantil. O objetivo deste trabalho é proporcionar experiências de sensibilização, que permita ao bebê aprender vivenciando e experimentando. O intuito é provocar a curiosidade com relação ao próprio corpo, do outro e do mundo ao seu redor. O projeto teve como eixo norteador o próprio corpo, tendo como meio de exploração os cincos sentidos. Participaram do projeto 20 crianças com idade de 6 a 18 meses, de duas CMEI do município de Formosa. As intervenções foram realizadas com 5 aulas para observação, 9 de regência, nas quais aplicou-se atividades com foco no desenvolvimento sensório motor, utilizando objetos e brinquedos de vários tamanhos, cores e texturas, sons, alimentos variados, jogos direcionados, materiais de fácil acesso e biodegradáveis. Num primeiro momento, o ambiente era preparado com músicas para acalmar as crianças. Em seguida, as crianças eram colocadas em contato direto com um ambiente rico e diversificado para estimular o uso de todos os sentidos e formas de expressão, primando desenvolvimento e aprendizagens. Realizou-se um trabalho de estimulação intelectual, cognitivo, sensorial, emocional e motor. As crianças foram estimuladas a trabalhar e desenvolver os sentidos em todas as intervenções. Verificou-se avanços no desenvolvimento das crianças. Houve melhor integração, demonstração de emoções, afinidade com sons variados, conforto emocional e até no apetite e sono dos mesmos.