APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A AFETIVIDADE NAS SÉRIES INICIAIS DA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Nayara Miranda
  • Karina Bittar

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar o papel da aprendizagem significativa defendida por David Ausubel, que diz ser a psicologia e a pedagogia os atores principais no desenvolvimento humano junto á forma didática em que o ensino formal é ministrado em sala de aula. Nessa perspectiva, busca-se uma compreensão, no contexto da Alfabetização, de como a relação professor-aluno influencia no processo de desenvolvimento das crianças, como esse ambiente afetivo abre portas para acriança se envolver com os conteúdos propostos, a importância de se criar com o aluno um vínculo que leva o professor a conhecer sua realidade fora da escola, traçando assim caminhos para o professor adaptar as disciplinas curriculares e seus métodos didáticos, facilitando a aprendizagem prazerosa e efetiva no ambiente escolar. Para subsidiar a relação entre teoria e prática optou-se realizar pesquisa, tendo como amostra uma turma de 3º anodo Ensino Fundamental, em uma escola da rede municipal de Formosa-Go.

Downloads

Publicado

2017-05-30