GLOBALIZAÇÃO: CONTEXTUALIZANDO O FENÔMENO NO MUNDO VIVIDO DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL HUGO LOBO

Autores

  • Patricia Valadão

Resumo

O presente trabalho é resultado das experiências pedagógicas vivenciadas pela autora durante o Estágio Supervisionado II do Curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Tem como objetivo central analisar as dificuldades dos alunos em compreender e contextualizar o processo da globalização enquanto fenômeno político-social. Pois, pela ação da globalização são criadas novas formas de relações espaço-tempo e, assim produzindo uma grande complexidade no entendimento das relações existentes no espaço geográfico, desse modo,a compreensão por parte dos alunos é de suma importância para o entendimento de seu mundo vivido. Nesse sentido, realizou-se uma atividade de sondagem com perguntas relacionadas ao tema, para saber qual a concepção e a maior dificuldade que eles têm sobre globalização.Durante a pesquisa, foram utilizadas sequências didáticas, desde charges, músicas, debates e painéis ilustrativos, que possibilitaram a mitigação das problemáticas dos alunos de uma escola pública do município de Formosa em contextualizar e visualizar o fenômeno da globalização em seu mundo vivido.

Downloads

Publicado

2017-05-30