BRINCADEIRAS ORIENTADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância do brincar na construção do processo de aprendizagem da criança na Educação Infantil. Por muito tempo a brincadeira foi vista como apenas um momento de lazer e de entretenimento para as crianças e não um instrumento com caráter educativo. As brincadeiras quando direcionadas podem favorecer à criança na aquisição de seu desenvolvimento físico como também em seus aspectos cognitivos. Acreditando que o conhecimento pode ser construído por meio deste mecanismo lúdico, foi feita uma investigação, por duas estagiárias, com um total de 14 alunos de 01 a 03 anos de idade, durante as 5 observações de aula, numa instituição infantil municipal. Em seguida buscou-se um estudo bibliográfico para dar sustentação teórica. Assim notou-se a necessidade de desenvolver um trabalho de natureza qualitativa e quantitativa, voltado para brincadeiras direcionadas com as crianças da Educação Infantil do Maternal I. Durante as intervenções pedagógicas realizou-se o jogo de boliche, a dinâmica das “mãos que falam” e a história do “Urso guloso”. Os resultados no decorrer das atividades foram nítidos ao serem executados. Percebeu-se que houve uma evolução no aspecto físico-motor, sensório-motor, na aquisição da fala, a interação social e a ampliação do desenvolvimento integral desses alunos. Dessa forma, destaca-se a importância do “brincar” como um meio que proporciona um desenvolvimento do aluno e que gera uma aprendizagem significativa.