CULTURA QUÍMICA: UMA PRATICA DOCENTE A SER UTILIZADA NA ESTRUTURAÇÃO DO SABER

Autores

  • Amanda de Magalhães Alcântara Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Juliana Bottechia Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

Resumo

Este trabalho refere-se à investigação da formação de professores em Química, mais especificamente como a Cultura Química pode ser abordada atualmente em sala de aula, em um trabalho de Iniciação Científica recentemente aprovado pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual de Goiás-UEG. Tendo como tema “A Formação de Professores: perspectivas e limites considerando um grupo de estudos”, inicia-se com uma pesquisa bibliográfica. A problemática em questão é a disciplina de Química oferecida nas instituições de ensino atualmente, que vem sendo ministradas principalmente com foco ao ingresso no ensino superior, proporcionando ao educando uma “aprendizagem mecânica” examinada à luz de referências como Pelizzari e Ausubel, além de Bottechia, Guimarães e outros que apresentam a experimentação como uma possível solução. A análise balisada por Demo proporcionará aos estudantes por meio da pesquisa, autonomia e meios de desenvolver a criatividade, senso crítico sobre seus pensamentos e conclusões próprias de temas abordados, para construir uma aprendizagem significativa do aprender a Química como algo que está inserido na vida e despertar assim sua vontade em aprender. Por isso, os educadores químicos são contrários à padronização de propostas de ensino, o que implica a necessidade de desenvolvimento de vários projetos, a fim de que o professor tenha uma diversidade de opções de escolha para ensino aprendizagem significativo como defende Bottechia (2014).

Downloads

Publicado

2018-03-04