PROGRAMAS DE VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS – IFG

Autores

  • Maria Geanne Oliveira da LUZ
  • Sandra Maria Machado JORGE
  • Sandra Maria Machado JORGE

Palavras-chave:

Qualificação. Capacidade institucional. Valorização do servidor.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a importância da implementação de projetos de capacitação e qualificação de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG como forma de se aumentar a capacidade institucional e contribuir para a o desenvolvimento de uma administração pública ágil e eficiente. O pressuposto básico é que servidores valorizados resultam em indivíduos satisfeitos e motivados, o que, consequentemente, implica em melhor desempenho e maior comprometimento com os objetivos da instituição. O estudo foi realizado por meio da leitura de documentos como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Regimento Interno do IFG e do levantamento das ações voltadas para a valorização do servidor desenvolvidas por esta instituição. Tais ações ainda ocorrem de forma acanhada e nem sempre alcança todos os campi, o que significa que ainda há um longo caminho a percorrer no que diz respeito à valorização do potencial humano para o desenvolvimento das atividades-meio e das atividades-fim da instituição.

Biografia do Autor

  • Maria Geanne Oliveira da LUZ
    Graduada em Letras – UFG, Especialização em Docência em Língua Portuguesa e Literatura-UEG.
  • Sandra Maria Machado JORGE
    Graduada em Ciências Contábeis UEM/PR,. Mestre em Administração com ênfase em Planejamento PUC/SP. Orientadora do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública UnuEAD – UEG 
  • Sandra Maria Machado JORGE
    Graduada em Ciências Contábeis UEM/PR,. Mestre em Administração com ênfase em Planejamento PUC/SP. Orientadora do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública UnuEAD – UEG 

Downloads

Publicado

2013-05-04