POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE SILVÂNIA – GO

Autores

  • Elisângela da Silva NASCIMENTO
  • Valter Gomes CAMPOS

Palavras-chave:

Educação. Políticas Públicas. Programas Educacionais. Formação de professores.

Resumo

A educação é um fator fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades. Por isso, as políticas públicas são muito importantes para o desenvolvimento local por meio da educação. O objetivo desse artigo é identificar as políticas públicas para a qualificação dos docentes no Município de Silvânia e o seu impacto na vida desses profissionais. Foi empreendida pesquisa documental e os conceitos de políticas públicas para a educação compõem o referencial teórico para análise dos dados dos documentos oficiais e da pesquisa empírica empreendida. Os resultados evidenciaram que existem políticas públicas municipais para a qualificação profissional, mas, se restringem aos documentos oficiais e não se efetivam de maneira satisfatória. Há poucas iniciativas de qualificação; e as existentes se originam no Ministério da Educação do Governo Federal. As iniciativas próprias da Secretaria Municipal de Educação são esporádicas e não têm a adesão da maioria dos docentes. Constatou-se que, embora tenha havido impacto positivo para os professores que participaram dos eventos realizados, a realidade está longe da necessidade de uma política construída de forma coletiva e que se efetive para todo o corpo docente do Município.

Biografia do Autor

  • Elisângela da Silva NASCIMENTO
    Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Assessora Administrativa e Financeira da Cerâmica São Gabriel.

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Publicado

2013-05-04

Edição

Seção

Gestão Pública Municipal