GESTÃO COMPARTILHADA ENTRE O CONSELHO ESCOLAR E A ESCOLA PÚBLICA CLASSE 01 NO ITAPOÃ – DF
Palavras-chave:
Conselho Escolar. Gestão Compartilhada. Participação Cidadã- Autonomia. Desenvolvimento EducacionalResumo
Neste artigo buscou refletir sobre a relevância do Conselho Escolar e a gestão compartilhada entre o Conselho Escolar e a escola pública. Verificou-se que o Conselho Escolar é a porta de entrada que permite ação autônoma na prática das tarefas desenvolvidas, como mola propulsora para o desenvolvimento educacional, embasado na Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar a participação da sociedade na gestão escolar, e contribuir no debate sobre a importância do colegiado na implementação das ações na escola de classe 01 em Itapoã-DF. A complexidade das ações está em trabalhar em conjunto dividindo as responsabilidades, porque cada um pode fazer a diferença quando entende a função do Conselho Escolar. Utilizou-se como metodologia, a revisão bibliográfica e webgráfica para respaldarem e aprofundarem as reflexões acerca do assunto. Após as leituras os resultados obtidos foram discutidos com base nos teóricos estudados, verificou-se que, o Conselho Escolar é instrumento que contribui para as melhorias na escola sendo uma ponte para a gestão compartilhada. Mas, para que isso ocorra é necessária reflexão coerente, onde tais representantes sejam realmente comprometidos eticamente na prática e em suas ações diante da sociedade nas tomadas de decisões. O Conselho Escolar é peça fundamental para o desenvolvimento educacional e um elo de cooperação rumo ao desenvolvimento esperado, com autonomia, onde atuem com propostas, acompanhando e ao mesmo tempo fiscalizando como sujeitos ativos na cidade onde está inserido.