USO DA INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA PARA APOIO A DECISÕES DE GESTÃO EM ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS POR POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Autores

  • Rafael Guedes Ferreira da SILVA
  • Sandra Maria Machado JORGE

Palavras-chave:

Gestão Pública. Inteligência Estratégica. Informação Pública. Inteligência em Saúde.

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar a importância do uso da Inteligência Estratégica na Gestão em Saúde Pública e sua aplicação em Hospitais, Centros e Postos de Saúde. Esse modelo de gestão foi possível por meio da implantação do Núcleo de Inteligência e Estratégia em Saúde, proposto durante a realização deste trabalho, após conclusões feitas por meio da aplicação de pesquisa-ação em um órgão gestor de saúde. Este núcleo possibilitou ampliar a visão, o uso e o modo de como as informações e dados são tratados pela gestão, tais como: evitar a perda ou subutilizá-los por falta de conhecimento técnico; definição de prioridades; apoio na mudança cultural e de planejamento por parte dos gestores e de políticas internas que promovam a cultura da informação.

Biografia do Autor

  • Rafael Guedes Ferreira da SILVA

    Bacharel em Administração FTB, Graduado em Gestão Empresarial UVA/CE, Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo do Distrito Federal, aluno do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública UnuEAD – UEG.

  • Sandra Maria Machado JORGE
    Graduada em Ciências Contábeis UEM/PR,. Mestre em Administração com ênfase em Planejamento PUC/SP. Orientadora do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública UnuEAD – UEG

Downloads

Publicado

2013-05-04