REPENSAR A APRENDIZAGEM HISTÓRICA A PARTIR DOS FILMES: ANÁLISE DA COMPREENSÃO HISTÓRICA DOS JOVENS A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE AUMENTO DAS EXPERIÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA

Autores

  • Eder Cristiano de Souza UNILA-Univ. Fed. da Integração Latino-Americana

Resumo

Investigar a cognição histórica dos jovens a partir dos filmes “Triunfo da Vontade”, “A Queda! As últimas horas de Hitler” e “O Pianista” foi o trabalho de minha tese de doutorado (SOUZA, 2014). Diversas questões se mostraram complexas para análise e, por isso, as contribuições da investigação foram divididas em quatro tópicos temáticos. O presente texto tem por intuito apresentar um desses temas, que consiste em evidenciar como, no estudo da aprendizagem histórica situada (SCHMIDT & BARCA, 2009), a noção de qualificação da experiência histórica precisa ser diferenciada de um entendimento superficial, segundo o qual os estímulos audiovisuais potencializariam a aprendizagem, pois essa noção não leva em consideração que tal relação é interpelada pelos fatores mobilizadores da consciência histórica, que possibilitam determinadas apreensões complexas e raciocínios sofisticados, mas também limitam outras apreensões possíveis. Distinguir entre a assimilação de uma ampla gama de informações a partir dos potenciais da linguagem fílmica, e o efetivo aumento das experiências dos sujeitos no âmbito da consciência histórica (RÜSEN, 2012), é um grande desafio, devido às várias nuances que inibem a demarcação de uma linha divisória. Tal movimento só se torna possível levando em conta fatores mobilizadores da consciência histórica, bem como a relação com as protonarrativas dos sujeitos. Na análise do material empírico, ficou claro o direcionamento do olhar dos jovens para três pontos específicos das obras fílmicas assistidas, o que possibilitou a percepção de uma relação complexa e conflituosa entre conhecimentos prévios, questões suscitadas pelos filmes e problemáticas levantadas no decorrer das discussões em Grupo Focal. Esses pontos foram definidos como questões, que intrigaram os jovens em suas ideias sobre o nazismo: 1. Qual a real dimensão do papel de Hitler na história do nazismo e houve algo positivo em sua trajetória? 2. O nazismo é apenas sinônimo de maldade e crueldade? 3. Qual foi o papel do povo alemão como agente histórico do nazismo? Essas questões nasceram da articulação entre as protonarrativas dos sujeitos e as contribuições dos filmes. No decorrer desta apresentação essas articulações serão esclarecidas.

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Publicado

2015-07-28