IDEIAS DE ALUNOS SOBRE A EXPANSÃO PORTUGUESA: UM ESTUDO NO 8º ANO DE ESCOLARIDADE

Autores

  • Catarina Passarudo Universidade de Évora

Palavras-chave:

Educação Histórica, Consciência Histórica, Metacognição

Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa, insere-se na área da Educação Histórica e procurou analisar as respostas de alunos de 8º ano, acerca das suas ideias sobre o que foi a expansão portuguesa dos séculos XV e XVI. O modelo de aula oficina permitiu aos alunos estabelecerem um confronto entre as suas ideias tácitas e as que resultaram da leitura e análise de fontes históricas diversificadas. O ensino da História, enquanto profissão e missão pode contribuir para o desenvolvimento da consciência histórica. Ao estabelecer uma correlação entre o quotidiano do passado e do presente, pode ajudar a compreender o motivo pelo qual é importante aprender História. A prática metacognitiva, que adotámos poderá auxiliar os alunos na resolução de situações problemáticas no futuro, enquanto cidadãos intervenientes, perante os desafios do nosso tempo.

Biografia do Autor

  • Catarina Passarudo, Universidade de Évora
    Professora de História do ensino básico e secundário da Escola Secundária de Vila Viçosa

Downloads

Publicado

2015-07-28