DO ESPELHO DO PASSADO À SUA RECONSTRUÇÃO: IDEIAS DE ALUNOS DE 6º ANO ACERCA DE EVIDÊNCIA HISTÓRICA
Palavras-chave:
educação histórica, evidência, construtivismo socialResumo
Este estudo, uma investigação sobre a própria prática de ensino, de natureza qualitativa, enquadra-se na linha da investigação em Educação Histórica e tem como tema central “A construção de saber histórico através de fontes iconográficas em sala de aula”. Este estudo apresenta como principal objetivo compreender de que modo(s) os alunos de 6º ano de escolaridade interpretavam e usavam a fonte histórica iconográfica para a construção do seu pensamento histórico. Foi realizado em contexto de sala de aula de uma turma de 6º ano de escolaridade, onde se tinha constatado que a utilização habitual do manual escolar encerrava, apenas, atividades de leitura, e pouca interpretação e compreensão das fontes históricas, mais propriamente de fontes históricas iconográficas. Para cartografar as ideias dos alunos participantes foram criadas três tarefas de papel e lápis com vista a conhecer as ideias dos alunos acerca de conceitos substantivos do conceito de Fonte Histórica e de conceitos de substantivos como Monarquia, República e Liberalismo. Após a realização das tarefas de papel e lápis e recolhidas as ideias dos alunos, surgiram os seguintes padrões para o conceito em estudo: “Ideias Incoerentes”; “Espelho do passado”; “Leitura do passado de uma só fonte”; “Leitura do passado através de várias fontes” e “Reconstrução do passado”. Assim, constatou-se que de forma relevante, a grande maioria dos participantes demonstrou ideias mais complexas acerca dos conceitos estudados, ou seja, os dados sugerem a existência de mudança concetual e uma aprendizagem significativa. De realçar, ainda, que os alunos participantes são, hoje, capazes de pensar a fonte histórica não como mera fonte de informação, mas como evidência histórica, à qual atribuem significado(s) e sentido(s). Parece ser urgente atender às propostas metodológicas de ensino-aprendizagem focalizadas no construtivismo social que desafiam o professor a ser um investigador social articulando o saber específico da sua disciplina, a investigação e as ciências da educação, de modo a contribuir de forma marcante para a formação de alunos preparados a agir socialmente.Downloads
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2015-07-28
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