O ESTÁGIO DISCIPLINAR EM HISTÓRIA: AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA E DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA

Autores

  • Euzebio Fernandes de Carvalho Universidade Estadual de Goiás, Campus Goiás

Palavras-chave:

Estágio investigatio, Estágio supervisionado em História, Formação de Professores em História, Ensino-aprendizagem de História, Educação Histórica, Didática da História

Resumo

O estágio supervisionado na formação dos professores e professoras de história carece de uma discussão teórico-metodológica nascida e encaminhada a partir das especificidades do ofício do historiador e da dimensão formativa peculiar à esse ofício histórico. Nos últimos vinte anos, percebe-se na historiografia o surgimento de algumas discussões sobre o ensino que partem do interior do próprio campo disciplinar da história. Até o advento da “reflexão didática da história” (RÜSEN, 2007; 2010), a área do “ensino de história” carecia de uma referencial teórico-metodológico que lhe fosse próprio. Por sua vez, a Educação Histórica trouxe para esse debate, entre outros elementos, a atenção para os processos cognitivos de aprendizagem do conhecimento histórico, deslocando-se, de forma sistemática, a atenção do “ensino” para a “aprendizagem”. Os materiais e as fontes investigados nessa pesquisa são formados pelos trabalhos relativos à Educação Histórica, publicados nas atas das “Jornadas Internacionais de Educação Histórica”, da primeira à 11ª edição (2011). O problema é analisar se o estágio supervisionado obrigatório em história pode ser pensado a partir dessas duas áreas e não mais, unicamente, a partir das Ciências da Educação, da psicologia da aprendizagem ou da racionalidade técnica. Seria possível constituir um referencial teórico-metodológico para o estágio que nasça e valorize as especificidades disciplinares da história? Portanto, o objetivo é analisar de que forma os recentes estudos acadêmicos relativos à “Didática da História” e à “Educação Histórica” podem favorecer a realização do estágio no processo de formação do professor de história. Importa perceber se o estágio pode partir de uma “concepção geral de orientação” que nasça na própria história. A reflexão Didática da História pode trazer ao estágio um referencial teórico-metodológico específico, descortinando as habilidades e competências que os professores de história precisam estimular junto aos alunos, desde o período da formação profissional. Já a Didática da História pode ser uma poderosa metodologia para a verificação da consciência histórica dos alunos, apontando para novas formas de se aprender e ensinar história, de forma efetiva e que possibilite a melhoria da qualidade da educação no ciclo básico da educação

Biografia do Autor

  • Euzebio Fernandes de Carvalho, Universidade Estadual de Goiás, Campus Goiás
    Atuo no ensino superior de Didáticas, Práticas e Estágios em História, na Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Goiás. Fiz mestrado em História (PPGH/UFG/2008) com pesquisa sobre os sentidos da devoção a "Nossa Senhora do Rosário dos Pretos", na Cidade de Goiás (fim do XIX/início XX). Cursei especialização em Formação de Professores e História Cultural (UCG/2005). Graduei-me em História, com licenciatura e bacharelado (UCG/2002). Minha área de interesses e atuação profissional (ensino, pesquisa e extensão) volta-se para os Ensinos/aprendizagens dos conhecimentos e saberes históricos com concentração em: a) Didática da História (na reflexão meta-teórica de origem alemã); b) Educação Histórica; c) Estágio reflexivo em história; d) História e Linguagens (cinema, música e literatura); e) Histórias das africanidades brasileiras; f) História de Goiás.

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Publicado

2015-10-17