O QUE FOI O REGIME MILITAR PARA VOCÊ? – IDEIAS HISTÓRICAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE LONDRINA-PR SOBRE O PERÍODO ENTRE 1964 E 1985
Palavras-chave:
Ideias Históricas, Regime Militar Brasileira, Conceitos SubstantivosResumo
O presente texto visa apresentar os resultados parciais da pesquisa As ideias históricas de alunos do Ensino Médio de Londrina-PR acerca do Regime Militar Brasileiro desenvolvido no âmbito do Mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina sob a orientação pela Profª Drª Marlene Cainelli. Partindo do pressuposto que o aluno é o agente da aprendizagem histórica, este trabalho irá analisar as construções das ideias dos alunos do ano inicial e final do Ensino Médio sobre um conceito substantivo (LEE,2001), no caso o Regime Militar Brasileiro (1964-1985) a partir de suas narrativas, também observando como essas narrativas estão estruturadas e quais as ideias sobre o Regime Militar Brasileiro que são mais referidas pelos alunos. Os fundamentos teóricos e metodológicos presente na análise das ideias deste alunos são construídos a partir das contribuições sobre o papel da Narrativa Históricia de Rüsen (2012); da concepção de Investigação Qualitativa de Lessard- Hébert, Goyette e Boutin (2012) e das pesquisas no âmbito da Educação Histórica sobre a cognição histórica de Castex (2007) , Gago (2012) e Lourençato (2012), tendo os resultados parciais demonstrado que os alunos tendem associar o período a Repressão, Opressão e Tortura.