APRENDIZAGEM HISTÓRICA: AS NARRATIVAS SOBRE CORONELISMO/ CLIENTELISMO CONTRUÍDAS A PARTIR DA TELENOVELA GABRIELA

Autores

  • Elisabete Zimmer Ferreira
  • Júlia Silveira Matos

Resumo

Nesta pesquisa nos propusemos analisar as relações dialéticas entre uma cultura histórica construída através da historiografia sobre os conceitos de coronelismo e clientelismo e a representação desses conceitos na novela Gabriela e essa como meio de massificação da aprendizagem Histórica. Nessa perspectiva, para pensarmos nosso objeto que é a telenovela Gabriela, antes é preciso considerar que a consciência histórica é intrínseca ao ser humano, logo, é preciso acolher o que é pré-cognitivo para que operem formações históricas de sentido, bem como o aprendizado histórico. É neste ponto que surgem os modelos interpretativos da consciência histórica classificando de forma sensitiva e pré-racional as informações. Isto produz as primeiras orientações na história, as quais em consonância as experiências de vida e sua racionalização são desenvolvidas de forma parcialmente consciente (RÜSEN, 2012). Assim, pautamos nossa pesquisa na narrativa histórica construída pelos participantes, pois a forma de linguagem que os sujeitos expressam consciência histórica e esta realiza sua função de orientação no tempo é a narração (RÜSEN, 2010), logo a narrativa histórica é uma operação mental constitutiva, onde particularidade e processualidade são especificadas demonstrando a construção de sentido sobre a experiência do tempo (RÜSEN, 2010). Diante disso, o aprendizado histórico, emerge na narrativa histórica, quando competências narrativas da experiência, da interpretação e da orientação são alcançadas, situação em que a história será apontada como responsável pela orientação cultural na vida prática dos sujeitos. Para tanto, utilizamos como metodologia o estudo de casos múltiplos, o qual obedece a lógica da replicação evidenciando os fenômenos pelos quais a aprendizagem histórica se processa, visando observar além da trajetória e da repercussão de seus fenômenos, seus efeitos em todo seu contexto (MARTINS, 2008; YIN, 2011).  O método foi suportado nas técnicas de entrevista complexa e análise de conteúdo. Obtivemos como resultados os seguintes saberes construídos: 1) Mando, poder e submissão; 2) O coronel e sua gente; 3) Fragmentação do sistema; 4) Violência; e 5) Política: clientelismo e alianças. Concluímos que os saberes construídos mostraram-se interligados nas falas dos participantes, as competências das narrativas da experiência, interpretação e orientação foram alcançadas de forma distinta entre os participantes, fator que evidenciou a individualidade do aprendizado. Palavras–chaves: Telenovela, Aprendizagem histórica, Coronelismo, Clientelismo.

Biografia do Autor

  • Elisabete Zimmer Ferreira
    Graduada em Enfermagem e Obstetrícia, FURG-1999,graduada em História Licenciatura, FURG-2009, Especialista em História do Rio Grande do Sul, FURG-2010, Mestre em Enfermagem, FURG-2013. Atualmente desempenha a função de técnico administrativo em educação (FURG) e cursa Mestrado em Ensino de História  - Linha de pesquisa Prática e pesquisa no ensino de História. Dedica-se as temáticas: mídia, saúde, idosos, ensino, história, poder.

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Publicado

2015-07-28