O QUE É APRENDIZAGEM HISTÓRICA? REPRESENTAÇÕES E PERSPECTIVAS DOS LICENCIANDOS EM HISTÓRIA DA UFRRJ

Autores

  • Regina Maria de Oliveira Ribeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Educação Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino.

Palavras-chave:

Aprendizagem Histórica, Formação de Professores, Educação Histórica

Resumo

A comunicação apresentou as reflexões iniciais sobre a investigação em andamento[1] realizada para identificar e analisar as concepções de “ensino e aprendizagem histórica” de licenciandos em História com vistas a compreender quais os limites e potenciais formativos da discussão dos processos de aprendizagem histórica na formação inicial de professores. O conceito de aprendizagem histórica em que nos referenciamos é aquele que concebe os processos relativos ao desenvolvimento do pensamento e formação da consciência histórica não se limitam à acumulação de dados, informações, datas, períodos, agentes dispersos na temporalidade hermética. Sob a perspectiva teórica e metodológica  da Educação Histórica, os processos de aprendizagem não são constituídos unicamente pela presença maior de “conteúdos históricos”, mas ocorrem “por trás” destes conteúdos e muitas vezes não são de conhecimento dos professores e menos ainda,  dos estudantes. Jörn Rüsen ressalta que essas "operações mentais” subjacentes ao conhecimento histórico, onde de fato ocorre a aprendizagem, ainda não foram suficientemente mapeadas pelas investigações empíricas no âmbito da pedagogia ou da didática da História (2010). Porém, há que se destacar a realização, até o momento, de um montante significativo de estudos voltados para a investigação dos chamados conceitos “segunda ordem’ (Lee, 2002), os conceitos estruturantes ou meta-históricos no campo de investigações da aprendizagem histórica, realizados em diferentes países e também no Brasil e que ainda são pouco conhecidos e trabalhados na formação de professores sobre como os alunos da educação básica apreendem conceitos de narrativa histórica, explicação histórica, temporalidades, significância, evidência, dentre outros. O que nos leva ao problema de nossa investigação: quais as concepções de licenciados em História para o tema da aprendizagem? Que elementos os futuros professores concebem como componentes dos processos de aprendizagem histórica? Quais os limites desse trabalho no âmbito da formação inicial, isto é, com sujeitos que em sua maioria conhecem pouco sobre as dinâmicas de aprendizagem na sala de aula de História? De que modo a formação inicial de professores de História contribui para a compreensão desses processos? Para identificar e analisar as concepções dos licenciandos sobre o conceito de “aprendizagem histórica” foi realizado um estudo exploratório com estudantes no ano de 2012 e 2013 que visou uma aproximação com as ideias e significados atribuídos ao “ensinar e aprender história”. Os estudantes criaram imagens e mapas conceituais para representar suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem histórica.  As concepções iniciais dos licenciandos foram cotejadas ao longo da disciplina com referenciais teóricos (Barca, 2000; Lee, 2001; Schmidt, 2008; Schmidt e e Garcia 2010) e estudos empíricos sobre a formação do pensamento histórico na perspectiva da Educação Histórica (Barca, 2000; Barca e Gago 2001; Melo 2001; Ashby, 2003, dentre outros). A análise inicial das imagens produzidas apresentaram concepções diversas de aprendizagem histórica. O debate sobre as imagens a partir do referencial bibliográfico sobre aprendizagem e formação do pensamento histórico revelou aos estudantes as superficialidades de suas concepções, transformando as imagens e mapas em fontes de reflexão sobre o próprio processo de aprendizado como estudantes e futuros professores. 


[1] Uma primeira reflexãol do trabalho foi debatida no XVI Simpósio Regional de História – Saberes e práticas científicas, Anpuh-RJ, no ST Didática da História: articulações entre pesquisa e ensino, realizado de 28 de julho a 01 de agosto de 2014.

Biografia do Autor

  • Regina Maria de Oliveira Ribeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Educação Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino.

    Graduada em História (FFLCH_USP) com Mestrado e Doutorado em Educação (FEUSP). Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Instituto de Educação, Departamento de Teoria e Planjamento de Ensino.

     

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Publicado

2015-07-28