LABORATÓRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Educação Histórica. Laboratório de Ensino de História. Formação de Professores.Resumo
O presente estudo tem como objetivo discutir fundamentos da Educação Histórica tendo como eixo problematizador a formação de professores, a partir da análise do Laboratório de Ensino de História, componente articulador da sistematização da teoria e prática na matriz curricular do curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especificamente do Campus XVIII, em Eunápolis. Nesse sentido, torna-se necessário compreender se os pressupostos epistemológicos de organização desse componente viabilizam, de fato, uma formação fundamentada na perspectiva da Educação Histórica de interrelação da teoria da história e do saber histórico escolar, da aprendizagem situada e da função social da História para a vida prática dos sujeitos. Teoricamente, a pesquisa teve como base os estudos de Jörn Rüsen (2006; 2007) e Isabel Barca (2012; 2007; 2001) que discutem sobre o sentido da história na orientação temporal dos indivíduos, concepção que perpassa pelo processo formativo de professores voltado a refletir sobre possibilidades, racionalmente constituídas, de práticas metodológicas que visem desenvolver operações mentais do pensamento histórico. Como fundamento metodológico foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a documental, centrada na análise dos conteúdos, projetos e resultados de ações dos Laboratórios de Ensino de História. No presente artigo, conclui-se, parcialmente, que o componente Laboratório desenvolve atividades de correlação teoria e prática. Entretanto, a formação ainda está orientada por concepções pedagógicas em que o método de ensino é compreendido como algo que se constrói com base em execuções de projetos e propostas pedagógicas fundamentadas no campo teórico, sem uma experimentação de sua viabilidade em contextos reais, constituindo uma “prática/teórica”. Isto acarreta uma avaliação parcial dos resultados e inviabiliza uma reflexividade mais profunda sobre a relação entre conhecimento escolar e vida prática, esvaziando o sentido do Laboratório de Ensino no processo de formação docente. Assim, demanda-se ainda por uma relação teoria e prática assentada na Educação Histórica, onde os processos cognitivos de ensino e aprendizagem histórica estabelecem diálogo com os espaços de atuação desses futuros profissionais, expandindo-se para a análise das formas e funções de raciocínio e do conhecimento histórico na vida cotidiana, o que significa ampliar concepções sobre a formação do professor de História.
Palavras-chave: Educação Histórica- Laboratório de Ensino de História- Formação de Professores