EDUCAÇÃO HISTÓRICA: CULTURA ESCOLAR E PATRIMÔNIO - CONTRIBUTOS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA A APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Educação Patrimonial, Educação Histórica, aprendizagem significativa e contextualizadaResumo
Na reflexão aqui apresentada pretende-se salientar a importância das atividades educativas com propostas de tarefas que incluam o uso de fontes patrimoniais – objetos de museus e edifícios individuais ou integrados em sítios históricos – e desafiem as preconceções dos alunos, fomentando a interpretação dos vestígios patrimoniais existentes no meio envolvente e a discussão sobre as ações humanas no passado e sua relação com o presente. Considera-se, por isso, que a progressão na compreensão histórica implica uma aprendizagem significativa e contextualizada. Através de um estudo descritivo, de natureza essencialmente qualitativa (BARCA, 2000; PINTO, 2011) analisou-se a possibilidade de se desenvolver a educação patrimonial no âmbito do currículo de História no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, pelo recurso a fontes patrimoniais e a sua utilização como evidência histórica, atendendo à sua relação com a construção de significado acerca do passado. A análise dos dados contribuiu para solidificar a construção de um modelo conceptual sobre a progressão de inferências históricas de alunos relativamente ao uso da evidência a partir de fontes patrimoniais e dos sentidos atribuídos a essas fontes em termos de orientação temporal.