FONTES LEGAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Ensino de História. PNLD. Manuais didáticos. Fontes históricas. Fontes legais.Resumo
Apresenta resultados de pesquisa realizada durante Mestrado em Educação UFPR, linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino. Analisa a presença das fontes legais nos livros didáticos de História destinados ao 8º ano do Ensino Fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didatico - PNLD. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi estruturada a partir das seguintes questões orientadoras: os documentos legais são usados pelos autores? Se sim, aparecem somente como ilustração ou como fontes? A presença dessas fontes têm a finalidade de construir o conhecimento histórico? Pode contribuir positivamente para o processo de ensino e aprendizagm histórica? Utilizou-se a análise de conteúdo como procedimento metodológico. Observou-se a preseça de diversos tipos de documentos históricos nos dois livros analisados, entre eles gravuras, quadros, charges, mapas, tabelas, gráficos, fotografias, memórias. Os documentos legais foram encontrados em pequeno número: dezoito (18) no livro A, dois (2) no livro B. Em poucas situações os documentos encontrados foram tratados como fontes, e, assim, exploradas de forma a estimular o aluno à contextualização, à problematização e à interpretação histórica. Os resultados da pesquisa evidenciaram avanços em relação à inclusão de diferentes tipos de documentos nos livros didáticos, mas evidenciaram também que permanecem presentes as dificuldades em tratar os documentos como fontes, e que, portanto, há ainda a necessidade de aperfeiçoar os livros em relação a esses aspectos.